Translator

MÓRMONS MAÇONS, INTROSPECÇÃO

Cesóstre Guimarães de Oliveira
cesostre@hotmail.com
 

Até quando você tentará nos chocar com suas palavras?
Esta pergunta me foi feita por um irmão Mórmon, que após ler meu texto "Mórmons Maçons, A Bem da Ordem Em Geral II", se dizendo indignado, definiu tudo que escrevo como “aberrações” doutrinárias. Ler este irmão, me fez refletir na possibilidade de iniciar um novo texto a partir de sua manifestação de descontentamento.
Para respondê-lo eu disse: minha vida é um livro aberto, se não gostar da leitura, por favor, coloque de volta na prateleira. Não sei se ele me entendeu, depois disto, não voltamos a nos falar, se isto tivesse acontecido teria sido uma gratificante oportunidade poder lhe explicar o contexto da frase, eu queria ter lhe dito que minha intenção foi somente esclarecer que não escrevo para agradar, o faço por entender que a verdade precisa ser externada a qualquer preço. Minhas palavras objetivam dar mais luz e verdade às pessoas “contaminadas” pelo “vírus” do preconceito e da ignorância.
Embora meu trabalho seja desprovido de sentimento egocentrista, saber que existem pessoas que se identificam com minhas afirmações [...] me preenche de inefável sentimento. Embora não esteja a buscar reconhecimento, confesso que ele me agrada. Mas que fique claro, quando escrevo, meu objetivo é de apenas compartilhar uma verdade, que em nome da fé de alguns, e por culpa de uns poucos, insiste em permanecer nos porões da intolerância.
Não posso, [...] e não quero ficar calado, já fiz minhas escolhas há muito tempo, não retrocederei em minhas palavras e ações, mesmo que a idéia de retroceder me ocorresse, não o faria, pois considero o retrocesso uma ação da incoerência, esta não se enquadra em minhas convicções. As manifestações contrárias a mim manifestadas são frutos que estou a colher [Vide Terceira Lei Newton], pois quem será o desatento que não sabe que mesmo o cultivo das rosas, [a rainha das flores], produz também cardos? Se por algum motivo eu tivesse que retomar meu projeto desde o inicio, confesso que repetiria as mesmas ações, pois minha jornada me atribuiu responsabilidades que considero inalienáveis.
Há alguns dias, quando recebi o e-mail de um irmão Mórmon, dizendo: “você é primeiro mórmon maçom disposto a falar francamente sobre esta relação, com quem tenho oportunidade de dirimir minhas dúvidas”, me senti preenchido por um gratificante sentimento de dever cumprido. São mensagens como esta que motivam a continuidade de minhas ações.
Somado a este incentivo, tenho as dúvidas dos quem me escrevem, é comum receber e-mails onde a pessoa me faz perguntas iguais ao questionamento de outro leitor Mórmon, [ainda não] Maçom, que desejava saber, se após iniciado, será obrigado [pela Maçonaria] a proceder como eu, ou seja, externar ao mundo que é Maçom, ele pergunta ainda se a Maçonaria lhe permitirá manter em oculto [pelo menos dos líderes da Igreja] sua condição de iniciado. Sempre que uma pergunta, neste contexto, é feita a mim procuro aconselhar que a pessoa deva ter uma conversa franca com os líderes locais, acredito na força da verdade, e, já que não vejo razões para alguém manter esta informação em sigilo, embora esta decisão seja de caráter pessoal, penso que uma conversa franca é um excelente procedimento. Mais se mesmo assim, o iniciado, preferir o silencio, o tranqüilizo afirmando que a Maçonaria não arbitra sobre esta decisão, somos livres para proceder conforme os ditames de nossa consciência.
Faço questão de que todos saibam, a forma como procedo é de minha livre escolha, e que, inclusive, durante os primeiros momentos de minha vida maçônica me mantive na mais completa e obscena [era assim que me sentia] clausura do anonimato. É importante que saibam, que quando Maçom, o individuo é livre para tomar suas decisões. É de livre escolha do iniciado, e não da Maçonaria, definir se tornar publica, ou não, a informação de que é um iniciado, nenhum Maçom é obrigado a externar para além dos umbrais da Maçonaria sua condição de iniciado.
Assim como fiz minhas escolhas, qualquer iniciado é livre para fazer as suas. Lógico que "ação e reação", é uma lei da física que também se aplica a este caso, como exemplo, trago as escolhas [ação] que fiz, elas me conduziram por caminhos que, talvez, a maioria dos mórmons maçons não estejam dispostos a trilhar [reação], mas sei que fiz a coisa certa, não existem arrependimentos. Fazer minhas escolhas significou abrir mãos de alguns objetivos, que se tornaram secundários em prol das novas prioridades, na verdade, nós fazemos escolhas diferentes a cada novo dia. Não pensem que estou a questionar as decisões dos mórmons maçons que preferem o anonimato, respeito suas escolhas, eles devem ter suas razões, eles fizeram suas escolhas, e em nossas diferentes esferas estamos a realizar a coisa certa.
O não iniciado que pleiteia ser Maçom, antes de qualquer outro pensamento, deve entender que ser Maçom significa fazer novas escolhas todos os dias, significa optar entre agir e cruzar os braços, digo-lhes mais, assim como no mundo externo, também na Maçonaria, a inércia não é virtude. Todo ser humano, independente de ser mulher ou homem, Maçom ou não Maçom, em algum momento da vida terá que fazer escolhas difíceis. Foi, e [a cada dia], estar sendo assim comigo, para cada novo dia, novas escolhas, dentre as escolhas, no contexto Mórmon Maçom, a que mais adversidades despejaram aos meus pés, foi a decisão de escrever sobre a enigmática relação da Igreja com a Maçonaria. Em virtude dos textos que tenho escrito, algumas vezes, posso notar uma sutil expressão de dissabor na face de alguns dos meus irmãos mórmons. Mas, mesmo esta reação, não é uma surpresa para mim, pois desde o inicio, eu soube que meu trabalho seria de grande desagrado para muitos.
Saber que nem todos aceitam a publicação desta verdade tão incômoda, que foi envolvimento de nossos primeiros líderes mórmons com a Maçonaria, de certo modo é um incentivo para mim. Vejo nesta reação um estimulo ao esclarecimento da verdade. Sou sabedor de que nem todos assimilam esta relação, sei em plena consciência que à grande maioria dos meus irmãos mórmons preferem que tudo isto se torne em inverdade, mas na impossibilidade disto acontecer, sentem-se felizes se permanecer em oculto.
Diferente do que alguém possa pensar, as manifestações contrárias não me incomodam, na verdade até considero um mal necessário, entendo a importância da oposição em todas as coisas. Eu mesmo algumas vezes já fui interpretado como oposicionista as explicações que são atribuídas aos nossos líderes, mas faço questão de frisar aqui que este pensamento não tem respaldo na verdade, os que vêem em mim um opositor não assimilam que algumas vezes minha abordagem apenas dar nova luz aos dogmas que não encontram respaldo no bom senso.
Penso que deixei evidente no início deste texto, que escrevo por acreditar que procedendo assim, estou ajudando a esclarecer algumas verdades implícitas. Sempre ao iniciar um novo texto, não deixo de me perguntar, como farei para ajudar meus irmãos mórmons [?], talvez por ter essa preocupação, em alguns momentos, minhas palavras parecem ganhar vida própria. Surpreendo-me com as conclusões que algumas vezes destoam daquilo que é aceito por padrão de verdade, os pensamentos fluem numa lógica que me deixa desconcertado, sem entender por que ele nunca havia me ocorrido. Esta falsa dualidade faz com que eu relute em publicar alguns de meus textos, pois temo, [pelo testemunho], pela reação daqueles que escolhem no que acreditar. Pessoas assim, não deixam espaços para o crescimento do conhecimento, e vivem uma vida limitada onde o saber é um mal que deve ser evitado. Os textos dos quais falo, [em minha compreensão], são verdadeiros elos perdidos da doutrina, são neles também, que no mais intimo silêncio da racionalidade, me arrisco a fazer afirmações que despretensiosamente objetivam corrigir opacas afirmações, que sem nenhum respaldo doutrinário, em sua defesa, apenas dizem: “estas são coisas do Senhor, por isso não discutimos sobre elas, [...?]”. Mas, como meu objetivo não é a discussão teológica, peço que perdoem meus devaneios, e retornemos ao que realmente [aqui] nos interessa.
Aprendi pela observação e consulta que a Maçonaria, de forma inconfundível, tem se mostrado uma instituição impar, ela desperta os mais profundos sentimentos de lealdade em seus membros, isto ao mesmo tempo em que é mal compreendida por aqueles que deveriam reverenciá-la, ela, a bem feitora da humanidade estar relegada a clandestinidade na vida de alguns. Esta injustiça ocorre, talvez, por que pareça incompreensível aos olhos dos intolerantes donos da fé, e por conta disto, algumas vezes tem sido motivo das piadas de mau gosto nas rodadas de riso fácil. Sinto-me sensibilizado pela falta de maturidade histórica de algumas pessoas. Eles não entendem que um grupo de homens reunidos, mesmo a portas fechadas, podem estar fazendo ou planejando algo de benéfico para a humanidade. Estes pobres ignorantes  desconhecem que os maiores benefícios relativos à liberdade do homem, foram primeiramente conquistados nas portas fechadas da Maçonaria [no Brasil: Independência e Proclamação da Republica]. Cegos pelo preconceito, feridos pela ignorância, é difícil para eles aceitarem que nos reunimos também, como forma de incentivo a uma vida de maior rigor religioso e familiar. Os “pequeninos” críticos [da Maçonaria] têm se convencido, e convencido a outros de que ela é uma obra do diabo, [como se a Maçonaria se envolvesse em questões religiosas], Deduzo que procedem assim, talvez, para se sentirem justificados por combater a mais antiga fraternidade humanitária registrada na história do homem. Eles não medem seus esforços para  combater aquilo que entendem ser o mal. Para eles, nenhuma distorção da verdade, nenhuma mentira, é grande o suficiente. Acreditam estarem justificados pelas obras, definem seu "trabalho" como "Santa Missão".
Apesar dos nossos esforços [maçons] para combater estes insanos sentimentos, a cada dia, mais e mais, indivíduos são contaminados pelos pensamentos absurdos que nascem e proliferam nas mentes dos carentes do raciocínio lógico. Inclusive, repetem-se na mesma abjeta afirmação de que a Maçonaria é um grupo religioso secreto que planeja dominar o mundo em preparação ao reinado terreno de Satanás.
Na contramão deste pensamento, eu pergunto: quem é o indouto que desconhece a afirmação que diz que para ser iniciado Maçom, o individuo estar obrigado a declarar sua crença na existência do Grande Arquiteto do Universo, que é Deus? Como prova de sua incoerência, os doutores da lei, insistem em nos rotular de inimigos de Deus. Eles alegam que nem todos os maçons são cristãos e por isso a Maçonaria não pode ser uma organização boa para um cristão estar. Embora seja verdade que o cristianismo não seja absoluto em representação dentro da Maçonaria, isto não importa, pois não discutimos nossas crenças religiosas dentro de nossos templos, diferente de nossos trabalhos, escolas, faculdades, clubes sociais, [etc.], onde muitas vezes estas discussões finalizam longos anos de amizade e em alguns casos mais dramáticos, até mesmo casamentos. O cristão não Maçom convive com todos os seguimentos religiosos, mantendo relações comerciais até mesmo com os desafetos, porque então a diversidade religiosa dentro da Maçonaria deveria ser vista como algo ruim? Não sabem que agimos à margem das manifestações religiosas?
Já estar mais que comprovado, a Maçonaria não é contaria ao cristianismo, ou qualquer outro seguimento religioso, estamos acima desta discussão desagregadora. Aprenda isto: A Maçonaria não é satânica, a Maçonaria não é uma religião, a Maçonaria não ensina que a salvação vem pelas obras, pois este contexto é das religiões. Um cristão ao ser iniciado Maçom, dentre outras coisas, aprenderá a importância de fazer o bem, não porque isto signifique alguma forma de ganhar salvação, mas sim, por que esta é uma obrigação do ser racional.

40 comentários:

Anônimo disse...

Olá eu sou Mormón desde meus 9 anos e sempre tive a curosidade e desejo de ingressar a maçonaria, Hoje sou casado e tenho 24 anos. vou falar com o Peri que é de uma ala vizinha a minha, pois quero muito ser aceito na ordem. Obrigado pelas informções.

Thiago Luciano, Cuiabá-MT
Ala Tijucal, Estaca Cuiabá Industriario.
Email: thiago_lucianosud@hotmail.com

Mórmons Maçons disse...

Tiago, obrigato pelo apoio... Quando falar com o Peri diga que mandei um forte abraço, ele é um bom irmão amigo.

Abraços.

Vozes de Minha Alma disse...

Meu amigo, não sou mórmom mas sou um simpatizante da vossa causa.
tudo que for para edificar uma sociedade no quesito bem estar, moral, social, e fraterno, aplaudo.
Deixo-vos um poema que escrevi baseado na odisséia de minha vida.
Um abraço.

Livro da vida, em meu Coração
Escrito com tinta Vermelha
Contém meus segredos
Mais ocultos e verdadeiros
Mas quem não tem um Livro
Escrito pelo Tempo da passagem da vida
Onde as horas são versos
Os dias são páginas
E os anos são capítulos
Onde cada aborrecimento, cada sofrimento
Nas páginas do Livro,
Borradas com lágrimas
Coloridas com sangue
Onde tudo que foi mal escrito,
Todo mal entendido
Pudesse apagar
Bem que gostaria
Mas não posso, não devo.
O que posso fazer é virar a página
Do Livro da Vida
E na seguinte estar
Escrevendo uma nova história
Pra novela continuar
E um dia terminar o enredo
Dessa história terrena, da divina comédia,
Da tragicomédia, de minha odisséia
Nesse mundo encerrar
Pra então fechar o Livro
E na Estante Divina
Esperar que um Grande Leitor
Observador e Justo

Vozes de Minha Alma disse...

Quero convidá-lo a conhcer o blog Vozes de Minha Alma. Seja bem vindo.

Anônimo disse...

voces sabem que a igreja mormon não é a verdadeira. voces sabem que o livro d mormon é um conto de fadas. A razão desmente o mormonismo. voces são inteligentes o sufuiciente para saberem disto, o q querem com tudo isto?

Mórmons Maçons disse...

Caro anonimo, você fala daquilo que acredita, embora prefira o anonimato, uma das armas dos tímidos. Eu falo do que acredito, embora prefira me identificar, uma das armas dos destemidos esclarecidos.
Eu sou Cesóstre.

Elisangela santos disse...

ola, li e achei interesante, mas gostaria de uns esclarecimentos. meus filhos foram batizados em uma capela mormon, eu mesma insentivei o batismo deles,frequentei por um tempo a igreja mormon, deixo ckaro deis de já que respeito muito os mormons, tenho respeito , o simples fato de se fazer algo aonde tire jovens de um mal caminho e exemplo já me basta para respeita-los e considera-los.tambem sou uma admiradora da maçonaria, li muitas coisas sobre ela muita mesmo e peguei para min mesmo não sendo maçon, muito de seus ensinamentos, oque adimiro na maçonaria é o fazer o bem sem ter que revelar o nome do santo, o fazer por querer fazer , é o poder faze-lo no anonimato mas faze-lo verdadeiramente, dar sem esperar receber, por esse motivo não consigo entender como um maçon pode ser ao mesmo tempo um mormon?pois , não me leve a mal mas os mormons fazem o bem pela graça divina. obrigada por a atenção espero que não me leve a mal , desculpe qualquer coisa .

Mórmons Maçons disse...

Elisangela você não tem nenhum motivo para se desculpar...
Quanto a sua dúvida, é possivel um Mórmon [ou qualquer outro religioso] ser Maçom, por que a Maçonaria não se envolve nas questões religiosas, na verdade a Maçonaria é um sócia das religiões no tocante a filantropia, inclusive agindo onde as religiões falham.

Abraços

Piva disse...

Sou Mórmom, e entrei para Maçonaria por minha livre vontade, as duas te deixa por direito, de ir e vir, sendo Mòrmom sempre fui justo e correto mas nao perfeito, e por que não na Maçonaria. Edson.
Meu e-mail é edsonpiva@yahoo.com.br

gpzgandia disse...

queria me tornar marçon como faço? Você pode me ajudar? Sou Membro da Igreja a 15 anos e tenho a vontade de ser marçon!!!

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Me adicione no MSN e falaremos sobre isso.

Abraços.

justo disse...

sou maçon.mas pertenço a uma maçonria chamada reino unido.no gual esta fraternidade é beseada nos principios da verdadeira or.'.
hoje infeslimente a maçonaria esta deichando de ser o que era para ser.nao sou maçom porque gosto.no fundo de minha alma sou livre sou maçom...

Anônimo disse...

poq q vc nao aprovou meu comentario

Anônimo disse...

Não possui a Maçonaria leis gerais nem livro santo que a definam ou obriguem todo o maçom através do mundo; não sendo uma religião, não tem dogmas. Em cada país e ao longo dos séculos, estatutos numerosos se promulgaram e fizeram fé para comunidades diferentes no tempo e nos costumes. Mas a Maçonaria possui certos números de princípios básicos, aceitos por todos os irmãos em todas as partes do mundo. É essa aceitação, aliás, que torna possível a fraternidade universal dos maçons e a sua condição de grande família no seio da Humanidade, sem que, no entanto, exista uma potência maçônica à escala mundial nem um Grão-Mestre, como que um Papa, que centralize o pensamento e a ação da Ordem.”. m.'.reino unido

Anônimo disse...

Oi Cesóstre,

Me tornei Fã do seu trabalho e gostaria de converssar pelo MSN é possivel??

dalthayjd@hotmail.com


Abraço.

Sempre Fiéis disse...

Caro irmão Cezostre, foi um prazer ter tido a oportunidade de conhecer seu blog. Tive a oportunidade ter ter tido um convote de juntar-se a maçonaria. Fiz entrevista e foi relamente fantástico. Eu tive a resposta positiva. Eu só tenho uma dúvida: Qual a diferença entre as lojas, se posso falar assim como por exemplo, a Glob, Gob, Grande loja de Inglaterra? Desde já, agradeço.

aparecida nabas disse...

Meu nome é Aparecida , porque não aprovou meu comentário ? Os mormons lideres não gostam de incentivar a leitura da bíblia,pois tem medo que as pessoas vêem a verdade ,nunca citam uma escritura que contradiz com os ensinamentos do profeta .

Anônimo disse...

SOU ANONIMO PARA NÃO SER PERSEGUIDO PELA MINHA FAMÍLIA Q INSISTE EM CRER EM UM ILUSÃO...A RELIGIÃO É UMA ATRAZO A SOCIEDADE MUNDIAL..

PORQUE THOMAS MONSON NÃO IMPEDIU A MORTE DE TANTA GENTE INOCENTE NESTA ÚLTIMA TRAGÉDIA NO JAPÃO? SENDO ELE VIDENTE E REVELADOR???

PORQUE DEUS PREFERE MATAR INOCENTES AO TENTAR DE RESOLVER OS PROBLEMAS DE SEUS FILHOS AO QUAL ELE DIZ AMAR TANTO???

A IGREJA MÓRMON NÃO É VERDADEIRA EU TENHO A PLENA CERTEZA DISTO...ACORDEM DO DELÍRIO...

FUI SUD POR 30 ANOS EU CONHEÇO MUITO BEM O MORMONISMO...

E ACREDITO Q A GRANDE REVOLTA POR PARTE DOS QUE ABANDONAM ESTA RELIGIÃO MANIPULADORA É O FATO DE TEREM SIDO ENGANADOS, ILUDIDOS, O FATO D TEREM DEPOSITADO CONFIANÇA CEGA HÁ UMA SUPOSTA VERDADE...

AS PESSOAS QUE SE ENTREGAM DE BOA FÉ AO MORMONISMO SÃO PESSOAS DE BOM CORAÇÃO E NÃO MERECERIAM SEREM TRATADAS COMO IDIOTAS!

Anônimo disse...

E MAIS, NÃO SOU TÍMIDO, APENAS NÃO QUERO PERDER O CONVÍVIO D MEUS FAMILIARES POR CAUSA DE UMA RELIGIÃO ILUSIONISTA.

PORQUE MARK HOFFMANN CONSEGUIU ENGANAR PROFETAS, VIDENTES E REVELADORES?

PORQUE A IGREJA NÃO PRESTA CONTAS DO DIZIMO?

NEM OS DIZIMISAS SABEM AONDE REALMENTE É GASTO O DINHEIRO????

PORQUE A POLIGAMIA SENDO TÃO EXENCIAL PARA A EXALTAÇÃO DEIXOU DE SER PRATICADA???

PORQUE OS NEGROS NÃO ENTRAVAM NA BYU ATÉ 1960???

TERIA SIDO REVELAÇÃO DIVINA??????????

PORQUE DEUS NÃO CURA AMPUTADOS????

PORQUE NÃO HÁ NADA HISTORICAMENTE QUE PROVE A VERDADE DO L D MORMON???

Anônimo disse...

PÕE ESCLARECIDO...IMAGINA SE FOSSE IGNORANTE???? NO QUE IRIA ACREDITAR??
EM PAPAI NOEL, COELHINHO DA PÁSCOA?
ernestoche2011@hotmail.com

Mórmons Maçons disse...

Caro "Sempre Fiéis" obrigado por me eularscrever, faça sempre que desejar. No tocante sua pergunta quanto as diferenças entre GLOB, GOB, Grande Loja a principio a diferença seria apenas de ordem administrativa, com um agravante para GLOB, que por não ser reconhecida pelo GOB (especificamente em meu caso), é considerada uma organização espúria, por tanto não aceita como Maçonaria.

Abraços

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Aparecida, estive viajando a serviço... Hoje estarei liberando tods os comentários pendentes.

Abraços

Anônimo disse...

'

Esclarecendo ao mormon maçom...

'

gob, comab cmsb'grande lojas brasileiras, são maçonaria masculina regulares perante a GLUI!
www.cmsb.org.br ' www.gob.org.br '

www.comab.org.br
'
A GLOB-Grande Loja do Brasil, Primeira Grande Loja Symbólica Nacional Brasileira-PGLSNB, Grande Oriente Ortodoxo do Brasil-GORB, Grande Loja Sul Americana-GLUSA, Grande Loja Unida do Maranhão, Grande Loja Unida do Piauí, Grande Loja Unida de Minas Gerais e outras integrantes da COMUB, são potências maçônicas da maçonaria masculina regular independente.
'
Grande Oriente Pan-Americano-GOMP, Grande Loja Mista do Rito Memphis Misraim-Brasil, Grande Loja Regular e Simbólica da Maçonaria Egípcia do Brasil-GLOMEB, Grande Maçonaria Mista Da Bahia-GRANDEMMBA, Grande Loja Maçônica Mista do Piauí, Grande Loja Maçônica Mista do Brasil, Grande Loja Arquitetos de Aquário-GLADA... são potências maçônicas da maçonaria regular independente para maçons e maçonas!

www.droit-humain.org.br/website/

www.grandeloja.org.br

www.glada.org.br

http://gomp-brasil.blogspot.com/

Douglas Versoza.'.

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Caro Douglas, não sei o que você chama de potencia regular, por outro lado, eu só reconheço como potencias regulares aquelas que são reconhecidas pelo GOB, e não existe uma unica potencia feminina ou mista que tenha este freconhecimento do GOB.

Anônimo disse...

Sr. Cesóstre!

a maçonaria'feminina regular independente e a maçonaria regular independente, sao regulares perante as potências maçônicas'feminas regulares independente, e perante as potências maçônicas regulares independentes mistas ou para maçons e maçonas. ***** Não precisamos ser regulares perante a GLUI, ao GOB e nem a nenhuma outra potência maçônicas masculina ligada a glui ou GOB, para sermos regulares e exercitarmos a verdadeira maçonaria. Porque a maçonaria'feminina regular independente e a maçonaria regular independente para maçonas e maçons( mista ), exercitam igualmente o mesmo tipo de maçonaria milenar que é exercitada pela maçonaria regular masculina ligada ao gob ou glui.


Sr. Cesostre, nós da maçonaria feminina regular independente e da maçonaria independente regular para maçons e maçonas( mista ), reconhecemos a você como maçom regular, reconhecemos a GLUI e todas potênncias maçônicas ligadas a esta como sendo regulares, e reconhecemos como regular o gob. Mas não precisamos que vocês reconheçam como regular a maçonaria regular independente para maçons e maçonas e nem a maçonaria regular independente, porque já somos maçonaria regular, legítima e autência, pois procuramos exercitar maçonaria de forma a mais correta e autêntica, e todas pot~encias maçônicas regulares independente não ligadas a glui, nos reconhecemos mutuamente como maçonaria regular e autêntica!

'

É só exercitar a amizade fraternal e entenderá o que eu disse acima!

Obrigado por vós exercitar a liberdade de expressão e deixar nossos comentários aqui!


Atenciosamente, Douglas Versoza.'.

Anônimo disse...

Irmão Cesostre... Potência Maçônica Regular são todas aquelas que exercitam de forma correta, seguem landmark justos, exercitam de forma digna a maçonaria e exercitam a amizade fraterna para com as outras potências maçônicas femininas ou potências maçônicas para maçons e maçonas. Nós da maçonaria regular independente nao precisamos do reconhecimento da maçonaria masculina regular ligada a glui. Porém, reconhecemos a maçonaria ligada a glui como regular também.

Douglas Versoza.'.

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Irmão Douglas Versoza, embora seja de minha compreensão que este espaço [aberto] não seja o lugar adequado para o tipo de diálogo que estamos mantendo, apenas para minha melhor compreensão de teus pensamentos, pergunto: O que deseja dizer com Landmarks Justos? Existem os injustos? Se existem, está por acaso se referindo aos que transcrevo abaixo?

a) "Uma mulher, um aleijado ou um escravo não podem ingressar na Fraternidade"?

b) "A crença no GRANDE ARQUITECTO DO UNIVERSO é um dos mais importantes Landmarks da Ordem. A negação dessa crença é impedimento absoluto e irremovível para a Iniciação".

Meu mano, é meu desejo que entenda que quando escrevo, não crio regras, apenas as cito por entender serem verdadeiras, e por isso as sigo. Sou Maçom, fui iniciado em uma potencia federada ao Grande Oriente do Brasil, seguimos todos os Landmarks, inclusive aqueles que desagradam a tantos, não adicionamos ou extirpamos qualquer um deles, mesmo que para atender nossas necessidades. Entendo que precisa defender seus ideais, e seus postulados, isto é justo e perfeito, assim como entendo também que a ordem precisa do caos para existir, mas, porém, embora o caos seja um mal necessário, isto não quer dizer que é benéfico.
Saiba que respeito tuas ponderações, embora quase nunca concorde, mas me preocupa nossa abordagem deste tema, aqui e na forma em que estamos procedendo, acredito que nossa “troca de informações” vêem descaracterizando o objetivo deste blog, por tanto, não se ofenda se eu não mais replicar tuas afirmações, embora elas continuem sendo publicadas, pois devo este respeito a você e aos outros leitores. Deixarei nossos colaboradores livres para que façam os comentários ou repliques.

Fraterno.

Anônimo disse...

Sr. Cesostre,


Agradeço muito seu respeito!


Os landmarks injustos e errados que proibem mulheres e aqueles que tem problemas físicos no corpo de entrar para a maçonaria nós não adotamos, porque são notoriamente injustos e errados mesmo, mas em no meio da maçonaria regular indpendente feminina ou da maçonaria regular independente p' maçons e maçonas, tem potências maçônicas que cumprem com esses falsos landmarks e também apoiam potências maçônicas regulares independentes masculinas, femininas e mistas.

'

O Landmark que diz ser obrigatório acreditar em Deus para pertencer a ordem maçônica, nós também não o adotamos porque esse landmark é injusto e errado mesmo, e porque a crença em Deus é de fôro íntimo, e nós da maçonaria regular feminina ou para maçons e maçonas, deixamos que cada maçom ou maçona reserve a si mesmo sua crença em Deus. Nós da maçonaria regular independente adotamos landmarks que sejam de fato corretos e justos, para não excluir mulheres e nem aqueles que tenham problemas físicos no corpo, e aqueles que não acrietam em Deus podem pertencer a maçonaria regular independente, mas no mínimo perguntamos de acreditam no ''amor, na dignidade, no respeito, na caridade, na bondade... e em todas virtudes, pois é verdade que o cristianismo entender que Deus é Amor. Mas a maçonaria regular independente aceita todos os landmarks, mas não adotamos os landmarks errados e injustos que excluem mulheres e aqueles(as) que tem problemas físicos no corpo. Sendo que no que se refere a escravos, estes não conseguirão nem viver dignamente e nem pertencer a nenhum grupo de pessoas, e a maçonaria regular independente faz várias ações contra as diversas formas de trabalho-escravo que infelizmente ainda existe.


Nós da maçonaria não somos contra a crença em Deus, apenas deixamos que cada maçom ou maçona decida o que fazer com suas crenças em Deus!

As potências maçônicas que não adotam o landmark de que é obrigatório acreditar em Deus para entrar na maçonaria, são potências maçônicas regulares independentes que procuram excluir esses landmarks errados e injustos, como é o caso do Grande Oriente dos Estados Unidos www.gomasons.org ¨ , a G.L.Maçônica Arquitetos de Aquário www.glada.org.br ¨ , Grande Oriente da França www.godf.org ¨ , a Grande Loja Maçônica Droit-Humain www.droit-humain.org.br/website/ . Porém, muitas outras potências maçônicas da maçonaria independente regular adotam esse landmark da obrigatoriedade de se acreditar em Deus para entrar na maçonaria, como é o caso do Grande Oriente Pan-Americano www.gomp.org.br ¨ , Grande Loja do Brasil www.glob.org.br ¨ Grande Oriente Ortodoxo do Brasil, ¨¨ Grande Loja Maçônica Mista do Brasil www.grandelojamista.com.br ¨ a Grande Loja Mista do Rito Memphis Misraim-Brasil www.grandeloja.org.br e outras...

Anônimo disse...

a) "Uma mulher, um aleijado ou um escravo não podem ingressar na Fraternidade"?


Esse landmark acima é injusto e errado a parte que proibe a nós mulheres de entrar na maçonaria.
'
A parte desse landmark, que proibe aleijado de entrar pra maçonaria, é injusto e errado só para com aqueles cujo o problema no corpo não seja demasiado e não impeça qualquer chance daquele deficiente'corporal de receber a iniciação maçônica. ¨ ¨ ¨ Mas tem algumas pessoas cujo o problema físico no corpo impede qualquer tentativa ou chance para receber a iniciação maçônica, e esses nós da maçonaria regular legítima, reconhecida e independente não temos conceder a iniciação maçônica a estes.
'
A parte desse landmark que proibie um escravo de entrar pra maçonaria, é um landmark impróprio ao momento e a ter escravos no meio da humanidade é uma coisa que impede qualquer ser humano de viver com o minimo de dignidade, e nós da maçonaria reconhecida regular independente para maçons e maçonas também não aceitamos escravidão.

'
'

b) "A crença no GRANDE ARQUITECTO DO UNIVERSO é um dos mais importantes Landmarks da Ordem. A negação dessa crença é impedimento absoluto e irremovível para a Iniciação".

Esse landmark não é errado e é muito importante na vida de quem acredita e entende sobre Deus. Nós da maçonaria regular reconhecida, legítima e independente para maçons e maçonas, não consideramos esse landmark totalmente errado, mas entendemos que acreditar ou não em Deus, é parte das crenças íntimas ou pessoais de cada pessoa ou de cada maçom e maçona, e como a maçonaria não é religiao com teologia, muitas ou algumas potências maçônicas da maçonaria regular reconhecida legítima e independente para maçons e maçonas preferem não adotar esse landmark, para dessa forma não excluir ninguém, porque muita gente que não acredita em Deus acredita no Amor, na dignidade, no respeito, na caridade... são gentes com elevada retidão na vida e entendemos que não podemos ser injustos com essas pessoas, excluindo-as da maçonaria de modo injusto e errado. A seguir sites de alguns exemplo de potências maçônicas regulares reconhecidas, legítima e independentes, em que o landmark de se acreditar em deus não é adotado: www.glada.org.br e www.maconariafeminina.org.br . ¨ ¨ Mas também te muitas potências maçônicas masculinas, potências maçônicas mistas e potências maçônicas femininas, ligadas a maçonaria regular reconhecida, legítima e independente para maçons e maçonas, que adotam esse landmark de que só quem acreditam em Deus é que podem entrar para a maçonaria, como é o caso da Grande Loja Mista do Rito Memphis Misraim-Brasil e da Grande Loja do Brasil www.grandeloja.org.br e da www.glob.org.br .

Sr. Cesostre, muito brigada por exercitar a liberdade de expressão, deixando que maçons e maçonas da maçonaria regular reconhecida legítima e independente para maçons e maçonas, se manifestem em vosso blog!
Conheça também a maçonaria feminina regular reconhecida legítima e indepedente, www.maconariafeminina.org.br ¨ .

Eu sou esposa de Douglas Versoza: Kátia Versoza.'.

Obrigada! Cumprimentos'Fraternos a vós e vossa Família!!

Anônimo disse...

Sr. Cesostre, obrigada por vosso respeito e sinceridade!


Nós da maçonaria independente regular, reconhecida, legítima e autêntica, não precisamos do reconhecimentos do gob ou da glui para sermos regulares ou reconhecidos, porque procuramos exercitar maçonaria de forma correta e nos reconhecemos mutuamente.
Com certeza a maçonaria masculina ligada a glui é regular e reconhecida, e nós reconhecemos a maçonaria ligada a glui como regular, sendo que a maçonaria independente regular, reconhecida, legítima e autêntica, é igualmente regular ou reconhecida do mesmo modo que as potências ligadas a glui também o são.

Caso você Sr. Cesostre, não nos reconhece como maçons e maçonas regulares da maçonaria independente regular ou reconhecida, tudo bem, mas entenda que nós o reconhecemos como maçom regular, e nós somos maçons e maçonas regulares da maçonaria independente, regular, reconhecida, legítima e autência para maçons e maçonas!


Obrigada!

'

Kátia Versoza.'.


'



www.grandeloja.org.br

www.maconariafeminina.org.br

Anônimo disse...

Aos defensores da Maçonaria Mista, um conselho, uma dica.

Não existem Landmarks injustos; Existem Landmarks, apenas. Se mesmo assim acreditam que eles existem, certamente a Maçonaria não serve para vocês.

Se concordam que na Maçonaria possam fazer parte, as mulheres, os aleijados e os escravos, sinto muito, não podem. Se suas Potências aceitam, tudo bem, só acho justo que não use o nome de Maçonaria. Inventem um outro nome, mas não mude o que já é certo.

Não posso criar uma nova Igreja Católica pelo simples fato de discordar do celibato. Se quero ser padre e mesmo casado, devo fundar uma nova igreja, mas com outro nome, sem que seja considerada católica.

Abraços.

Anônimo disse...

Esclarecimentos:

Existem atualmente quatro tipos de correntes da maçonaria.
'
A maçonaria masculina, independente, regular, reconhecida,legítima e autêntica, que é só para homens.
'
A maçonaria independente, regular, reconhecida, legítima e autêntica para maçons e maçonas.
'
A maçonaria feminina, independente, regular, reconhecida, legítima e autêntica, só destinada para mulheres'maçonas.
'
A maçonaria independente, recular, reconhecida, legítima e autêntica, para maçons e maçonas.
'
A maçonaria masculina, regular, reconhecida, legítima e autêntica, só para homens e regularizada pela GLUI. Sendo que a Grande Loja Unida da Inglaterra, respeita e mantém ótimo relacionamento com as diversas corretes de maçonaria.
'
A maçonaria p/ maçons e maçonas, a maçonaria feminina, a maçonaria masculina que apoia e maçonaria feminina e mista, e a maçonaria masculina ligada a GLUI, são igualmente o mesmo tipo de maçonaria.
'
A maçonaria independente, regular, reconhecida, legítima e autêntica, onde podem congregar homens, mulheres, deficientes'físicos, ateus, agnosticos, à aqueles que só crêem no amor e nas virtudes, à aqueles que só acreditam na Lei Mística... é igualmente o mesmo tipo de maçonaria, praticada e estudada por qualquer potência maçônica ligada a glui, e as diversas potências maçônicas independentes, eficientemente praticam mudanças para melhor adequar a maçonaria ao momento presente, pois mudar pra melhor é uma lei da vida ou de Deus, e assim tornamos as coisas mais certas do que já estão! Essa forma de exercitar maçonaria é mais justa e fraternal!
'
O uso da palavra maçonaria para as diversas formas de maçonaria, é totalmente certo, porque o que exercitamos é o método maçônico pra estudar a parte iniciática das ciências e do interior de si.


'

Kátia Versoza.'.


'

www.grandeloja.org.br

'
www.maconariafeminina.org.br

'

www.glob.com.br


'


Sr. Cesostre, mais uma vez obrigada por sua bondade em exercitar a livre expressão, deixando que a maçonaria independente e regular, aqui se manifeste também!

Acides Alavarenga disse...

QUEM É O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO PARA VCS, SERES ILUMINADOS????

Anônimo disse...

QUEM É O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO PARA VCS, SERES ILUMINADOS????

alcides alvarenga disse...

Minha mãe por permissão de Deus ainda é mormon, mas gostaria de saber do Sr. Quem é o grande arquiteto do universo que vcs maçons tem que pronunciar ????

alcides alvarenga disse...

MINHA MÃE POR PERMISSÃO DE DEUS AINDA É MORMON... MAS O QUE EU GOSTARIA DE SABER QUEM É O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO QUE VCS MAÇONS TEM QUE PRONUNCIAR ?????

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Caro Alcides, esta pergunta sempre será respondida com o deus da fé que o maçom professa, por exemplo:

a) Se for um cristão (inclusive Mórmon), GADU será o "Pai Celestial",

b) Se um seguidor do islamismo, GADU será "Ala".

O imporetante é que entenda que GADU é somente uma referencia ao deus da fé do individuo, a Maçonaria não tem um deus prórpio como alguns indoutos tentam fazer crer aos crédulos incoentes. São as religiões que constroem deuses, não a Maçonaria.

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Caro Alcides, esta pergunta sempre será respondida com o deus da fé que o maçom professa, por exemplo:

a) Se for um cristão (inclusive Mórmon), GADU será o "Pai Celestial",

b) Se um seguidor do islamismo, GADU será "Ala".

O importante é que entenda que GADU é somente uma referencia ao deus da fé do individuo, a Maçonaria não tem um deus próprio como alguns indoutos tentam fazer crer aos crédulos inocentes. São as religiões que constroem deuses, não a Maçonaria.

Anônimo disse...

Irmão, me chyamo Weber e vc não faz ideia do quanto me ajudou com seus textos e livros.Buscava a verdade sobre a maçonaria há muitos anos, por diversas vezes perguntei a respeito aos meus líderes sem ter uma resposta satisfatória. Finalmente encontrei seu blog e tudo agora ficou claro, minha desconfiança, assim como minha aversão, se tornou um enorme desejo de ser iniciado.Não vejo a hora de poder fazer parte dessa grande fraternidade, conhecer aquilo que despertou tanto interesse dos nossos primeiros profetas.Só não sei como ser iniciado, vc pode me dar uma orientação? PS. Moro no Rio de Janeiro.

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Fico muito feliz em saber que estou atingindo meu objetivo, que é tão somente informar e desmistificar a relação mórmons maçons. Teu e-mail chega até mim trazendo noticias de alegria. Meu desejo é ajudá-lo a ter seu próprio encontro com a Maçonaria, porém a distancia é um grande empecilho. Mas lhe ofereço o mesmo que tenho ofertado a tantos outros, que em situação similar me procuram: vá a uma Loja maçônica, e fale a eles de seu desejo em ser iniciado, converse francamente, ou até mesmo escreva ao Grande Oriente do Brasil, (tem um link aqui no blog), algumas vezes estes procedimentos tem funcionado, inclusive em minha Loja. Não te garanto que será iniciado, uma vez que as Lojas são soberanas em suas decisões, mas existem os precedentes. Continuo a sua disposição.
Abraços