Translator

A EXPIAÇÃO, UMA INTERPRETAÇÃO

Adelmar B. de Souza


 


 

Em 19 de fevereiro de 1982, quase exatos vinte e nove anos do dia em que escrevo este texto, visto que eu o faço no dia 18 de janeiro de 2011, um interessante discurso foi proferido por Cleon Skousen.

    Professor da BYU, funcionário aposentado do FBI e na época do discurso um palestrante.

    Este discurso, intitulado "A Expiação" é muito propagado entre diversos membros da Igreja. Alguns o têm como doutrina absoluta do Evangelho, mas lido à luz das escrituras e à luz dos próprios comentários do autor é possível tirar algumas conclusões diferentes.

    Eu poderia, como de praxe, começar minha explanação pelo início, mas preferi fazê-lo pelo fim:


 

  1. Jesus se tornou o Cristo na Cruz

    Jesus se tornou O Cristo na Cruz?

    Essa é a pergunta levantada quando lemos quase no final do discurso o seguinte parágrafo:

    "Jesus levantou a sua face e disse: 'está terminado. Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! ' e assim morreu. Naquele momento, Jesus tornou-se no Cristo."

    Vejamos bem este parágrafo, de acordo com Skousen, Jesus se tornou o Cristo no momento em que morreu na Cruz. Será que as escrituras concordam com isso? Será que o testemunho dos profetas concordam com isso? Vejamos então:

Comecemos por Apocalipse, onde é falado sobre os adoradores da Besta e onde é citado sobre o cordeiro:


"E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo." (Apoc. 13:8)

    Antes de seu nascimento, foi anunciado aos pastores pelos anjos:

"Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.

E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:

Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Lucas 2:8-11)

    Podemos ver na declaração dos anjos, que O Cristo, o Senhor havia nascido. Veja bem, que o chamado dele, seu título sagrado já lhe era imputado antes de sua crucificação, mesmo no ato de seu nascimento.

    Vejamos também o testemunho de Pedro sobre quem era Jesus antes mesmo da crucificação:

"E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Mateus 16: 16)

    Veja bem que Pedro declara: "Tu és o Cristo" e não "Tu serás" ou mesmo "Tu virás a te tornar", mas declara abertamente: "Tu és o Cristo".

    Se o testemunho de Pedro não é suficiente, podemos ver as próprias palavras de Jesus, que por várias vezes declarou quem era como no caso da mulher samaritana:

"A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.

Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo." (João 4:25-26)

    Muito claro. Ele afirma ser O Cristo, vejamos que em todos os momentos que lhe foi possível, ele declarou seu chamado.

    Temos também a palavra do próprio Jesus, horas antes de sua crucificação:

"Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.

"Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu." (Mateus 26:63-64)

    Muitas pessoas não compreendem bem essa passagem, mas ao perguntar a Jesus se ele era o Cristo, Jesus respondeu ao Sumo Sacerdote: "Tu o disseste". Naquele tempo, isso era equivalente ao dizer sim. Por isso o Sumo Sacerdote rasgou suas vestes.

    Em Marcos, vemos a resposta de Cristo dada de uma maneira mais clara:

"Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?"

"E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu." (Marcos 14:61-62)

    Mais claro que isso não dá para ser, veja que o próprio Jesus declara: "Eu o sou". Ele não diz: "Me tornarei", mas "Eu o sou".

    Lembremos o significado da palavra "Cristo" que vem do grego "Crhistos" que tem seu significado equivalente no hebraico: "Meshiah", "Messias" que significa "O Ungido".

    Há um trecho em Atos, que gosto muito e é quando Pedro ousadamente fala sobre Jesus Cristo e mesmo sobre sua natureza de seu chamado Pré-mortal:

"Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram a uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido.

Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;

Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer."
(Atos 4:26-28)


 

    

    Lembremos que Cristo é um chamado no Sacerdócio, o mais alto abaixo somente de Deus. É um chamado do Sumo Sacerdócio e preside sobre todo o Sacerdócio na Terra e também nos céus, abaixo somente do próprio Deus.

    Vejamos novamente a frase de Skousen:

"Jesus levantou a sua face e disse: 'está terminado. Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! ' e assim morreu. Naquele momento, Jesus tornou-se no Cristo."

    Diante dessa afirmação de Skousen e da luz das escrituras expostas eu pergunto ao leitor:

    Quando Jesus se tornou o Cristo?

    Eu afirmo, diante da luz das escrituras citadas e também do meu próprio testemunho que ele sempre foi o Cristo. Escolhido e Ungido desde antes da fundação. O que ocorreu na Cruz foi à consumação de seu chamado e não sua ordenação.


 

  1. Deus está sujeito às Leis ou às Inteligências


     

Eu me preocupei muito em entrar neste tema. É algo bastante delicado, mas carece de uma observação. Continuarei, como informado abordando o discurso do fim para o início.

    Em outro parágrafo ele informa

"As inteligências do Universo, e o fato de que honram a Deus é aquilo que o torna Deus. O fato de que Ele se perde a sua confiança, Ele simplesmente cessa de ser Deus. Estas são as doutrinas básicas do evangelho restaurado, assim como Jacó 2 relata."

    Bom, se isso é verdade, então quem é o verdadeiro Deus? Pois vemos aí uma coisa muito intrigante.

Sabemos que há inteligências e que as mesmas são organizadas são organizadas em matérias refinada a qual chamamos espírito. Isso ocorre em um primeiro estado. Em seguida, esse espírito é então organizado em uma matéria um pouco mais consistente ao qual chamamos Alma.

E é declarado, nas escrituras e Skounsen em outro trecho também cita que havendo uma inteligência, sempre haverá uma maior que ela. E Deus é a maior de todas.

Também é dito que não há uma esfera onde não haja sido dada uma lei e também não há nenhuma esfera onde não haja uma inteligência. Aqui algo está claro: Há esferas de ação e dentro delas, inteligências que foram colocadas para agir dentro das leis a que essas esferas estão sujeitas.

Logo, se compreende facilmente algo: as inteligências, pequenas ou grandes, estão sujeitas às leis das esferas onde foram colocadas.

O não cumprimento de qualquer lei da esfera sob a qual a inteligência se encontra implica no cumprimento de penalidades da esfera. Ou seja, havendo uma inteligência e a mesma estando ciente das leis de sua esfera, conscientemente descumprir qualquer dessas leis, estará ela, a
inteligência, sujeita às penalidades da lei que conscientemente descumpriu. Parece redundante, e de fato o coloquei assim para frisar o que é de fato doutrina e que é apoiado de fato pelas escrituras.

Há um governo nos céus e ele é Teocrático. Algo que de fato deve ser entendido é que mesmo que os que houvessem caído fossem dois terços e não um terço, o Plano de Deus vigoraria, visto que Ele assim determinou. Uma instituição Teocrática é como uma instituição monárquica onde o soberano determina qualquer coisa e sua palavra e não o dos súditos vigora.

Sendo, portanto Teocrático este governo (A maior de todas as esferas) a não aceitação do Plano definido e do Redentor Ungido, implicou na penalidade de expulsão de todos os rebeldes e seu eterno cativeiro espiritual sem oportunidade de progresso.

Portanto, a maior de todas as inteligências também está sujeita às Leis de sua esfera. Veja que é dito nas escrituras, que Deus governa todas as inteligências e que todas estão sujeitas a ele e às Leis que ele determinou para cada esfera dessas inteligências.

Skousen diz:

"E tudo isto por desígnio! Esta era a missão de Jesus o Cristo. Ele sofreu tanto que quando ele interceder em nosso favor, por que nós fizemos o nosso melhor, através do arrependimento, que aquelas inteligências dirão: 'Bom, eles realimente não poderiam voltar, mas se tu queres! Afinal sofreste por eles, sim, eles podem entrar."

Isso não se encontra nas escrituras e não há lá nada que apóie essa afirmação, se assim for, Deus não é o governante, nem mesmo os que por ele serão designados a julgar e sim, as mais ínfimas e insignificantes inteligências.

Aqui fica a pergunta: Quem é o Deus?

    Em mais uma de suas citações, Skousen para afirmar sua posição, diz:

"Se ele não o fizesse, todas as outras inteligências lhe diriam 'Pai, agora que eles pecaram e regrediram em termos de glória, eles não podem voltar. Lembras-te de todas as leis que nos trouxeram de volta? Nós não conseguimos ser aquelas pessoas especiais, fomos graduados inferiormente! Lembras-te? Lembras-te das leis sobre as quais estavas sempre a falar? '"

    O próprio texto se contradiz. Veja que nas palavras dele as criaturas afirmam: "não conseguimos ser aquelas pessoas especiais, fomos graduados inferiores".
Ora, o próprio texto dele deixa claro que as inteligências que argumentam não progrediram e, por isso, foram graduadas inferiormente. Ora, como uma inteligência, que tendo a oportunidade de progredir não conseguiu fazê-lo, pode julgar ou sequer exigir algo? Se elas mesmo reconhecem não ter cumprido as leis das esferas sob as quais viviam como podem exigir algo da Inteligência que cumpriu todas as Leis?

    Lembremos que por revelação aprendemos que Deus é Deus por que cumpriu todas as leis das esferas sob as quais esteve até que cumpriu a maior lei da maior esfera e por isso governa todas as outras.

    Então aqui fica outra pergunta: Ao quê Deus está sujeito?
Às Leis ou às inteligências que não conseguiram cumpri-las?

    Em outro ponto ele nos diz:

"O nosso Pai Celestial diz-nos: Eu quero que saibam que ando continuamente na 'lâmina da navalha' da lei celestial como o objetivo de manter a confiança e honra de todas aquelas inteligências que confiam em mim por que essa é a fonte do meu poder."

    Nenhum homem honrado na Terra anda no fio da navalha ao cumprir as Leis, pois sabe que está protegido por elas. Como poderia estar o próprio Deus equilibrando-se sobre as leis?

    Eu poderia citar mais e declarar mais escrituras para apoiar o que estou dizendo, mas farei isso somente aos que me procurarem para falar sobre o assunto.


 

17 comentários:

Anônimo disse...

Irmão, vou te falar o que um líder disse para mim um dia. Leia e estude tudo sobre fé, arependimento, batismo e dom do espírito santo. E quando souber tuddo sobre isso, pode se aprofundar ( mas nuncas aberemos ) Desculpe a palavra, mas gasta o seu tempo para "provar que o texto de outro irmão não estava certo. Isso não vai levar a nada. Dependendo da maneira que se lê ou que você comenta dá pra termos várias idéias sobre o texto da expiação. Na dúvida devemos orar, Deus sabe de tudo e o conhecimento oculto que ele menciona que nos dará, se formos merecedores, receberemos.

abraços

Adelmar disse...

Anônimo.

Então leia, pense e ore sobre o que eu disse e sobre o que disse o autor de A Expiação e veja onde está a verdade, depois dê sua opinião.

Faça consigo mesmo o exercício que me indicou. Daí, com base nas ESCRITURAS veja se o autor está correto.

Eu não gasto tempo, mostrando o que está claramente errado. Se concorda com ele, me mostre pelo seu estudo e oração onde está a verdade no que ele disse.

Adelmar disse...

Amigo,

Eu não perco tempo em denunciar o que é falso. E isto é um mandamento que está nas escrituras. O autor de A Expiação disse muitas inverdades não há apoio nas escrituras. Pelo contrário.

Agora, se quer pensar e orar sobre isso, fique avontade, mas as vezes, a lógica é também um recurso de Deus.

Aparecida Nabas . disse...

É por essas e outras contradições que hoje estou afastada ,nunca consegui entender essa coisa de que Deus já foi homem comum e por ter sido justo foi exaltado e não aceito a idéias de outros deuses em outros mundos,isso parece coisa de crença pagã ou egípcia,cada um fala o que quer e outros acreditam ,dentro da igreja já ouvi durante as aulas até que o espirito santo vai ser o ultimo a nascer aqui na terra em forma humana e depois disso Jesus volta ,o pior é que tem gente que acreditou nessa loucura ,onde já se viu o espirito santo nascer,isso é uma blasfêmia contra o espirito santo tão grande que eu nem queria estar na pele de quem sitou isso.

Aparecida Nabas . disse...

É por essas e outras contradições que hoje estou afastada ,nunca consegui entender essa coisa de que Deus já foi homem comum e por ter sido justo foi exaltado e não aceito a idéias de outros deuses em outros mundos,isso parece coisa de crença pagã ou egípcia,cada um fala o que quer e outros acreditam ,dentro da igreja já ouvi durante as aulas até que o espirito santo vai ser o ultimo a nascer aqui na terra em forma humana e depois disso Jesus volta ,o pior é que tem gente que acreditou nessa loucura ,onde já se viu o espirito santo nascer,isso é uma blasfêmia contra o espirito santo tão grande que eu nem queria estar na pele de quem sitou isso.

Decalu disse...

Que bênção irmão, pena que as vezes nós estamos jogando pérolas a porcos.
Seus comentários foram brilhantes,continue assim.
DECALU

Nascimento disse...

supeltOlha amado Irmão, muito interessante a sua visão sobre o discurso do irmão Skousen,mas o interessante é que a explicação dele sobre o momento em que Jesus Cristo entrega o Espírito e diz que está consumado, e nesse momento Ele ( Jesus Cristo, Se Torna o Cristo) é correta, não está errada. O Negócio é que temos a tendência de interpretar alguns ensinamentos ao pé da letra e não é assim que funciona, pois " Deus é espírito e importa que os que O adoram, e adorem em espírito e em verdade". Ou seja, irmão amado, devemos interpretar segundo a orientação do Espírito. Antes que você diga, vou te dizer: eu busquei muiro em oração entender aquele discurso, e acredite amado, não tenho nenhuma dúvida, e sei exatamente o que Skousen quis dizer ao proferir que "naquele momento ele se tornou o Cristo".Você amado, cometeu o mesmo erro de muitos irmãos,o mesmo erro que muitos cometem quando lêem as palavras de Bhrigam Young,o erro de interpretar ao pé da letra, ao pé da interpretação natural da mente, e não "segundo a Sabedoria Daquele que tudo Conhece".
E Amado, eu não Quero ser um juiz, longe de mim isso, nem quero te julgar mal, mas quero te fazer uma pergunta:
Não é errado diante de Deus, Nosso Pai Celestial,que sejamos Maçon? Sabe por que te pergunto? Por que Deus abomina Combinações secretas, e a maçonaria usa isso, não usa? combinações secretas? Alias, não é certo o que lemos na Bíblia que não podemos servir a Deus e a Mamom?
Gostaria que me respondesse, quero entender.

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Olá Nascimento,
Não vou questionar tua inspiração, contradizê-lo, neste contexto, contraria minhas convicções, já que creio que uma inspiração é sempre muito pessoal, por isso nos limitaremos a tua pergunta sobre a Maçonaria.
Alguém disse: “somente um tolo responde uma pergunta com outra”, por isso me perdoe se assim procedo, mas: se estou errado hoje, sendo Maçom, como você explica, (se é que tem explicação), o Profeta e outras centenas de mórmons maçons que me antecederam? Estaria você sugerindo que nossos líderes concordam com a máxima que diz, "faça o que digo, não faça o que faço" (?).
Como pode a Maçonaria ser boa para Joseph Smith, Brigham Young, John Taylor, Wilford Woodrof, Lorenzo Snow, além de uma infindável lista de outros mórmons que a abraçaram, e ser ruim para nós? Isto é contraditório até mesmo para os entendimentos mais simples.

Abraços

Anônimo disse...

Querido Ir.'. Cesóstre,

Como sempre, texto brilhante. Gostei muito mesmo.

Eu acredito que há muitas verdades neste discurso, porém concordo plenamente com o que você diz a respeito das opiniões pessoais. Este irmão, ao estudar a respeito da Expiação e das Inteligências encontrou muitas doutrinas valiosas, porém adicionou sua pr[opria interpretação, e de modo algum, este discurso jamais foi tido como doutrina absoluta da igreja.

Para nosso Irmão Nascimento, o que eu gostaria de externar, é que os membros da igreja se esquecem exatamnete o que significa "Combinações Secretas" segundo o Livro de Mórmon.

Vale lembrar o propósito dessas combinações, que sempre era de roubar, pilhar, assassinar, mentir, enganar, destruir, etc. Se você pesquisar um pouco sobre a maçonaria, verá que o propósito é exatamente o oposto, o de edificar, ajudar, servir, auxiliar, etc.

Não podemos generalizar. Se algo não é totalmente público, não quer dizer que é uma combinação secreta. Exemplo disso é um conselho disciplinar na estaca. É absolutamente restrito e sigiloso. Podemos dizer que é "Secreto", pois os membros nem sequer ficam sabendo quando ocorrem, mas sabemos que isso serve para promover o bem-estar espiritual de alguém que possa estar prestes a se perder.

Abs!

Lucas Guerreiro disse...

Também discordo de alguns pontos: http://lucasmormon.blogspot.com.br/2011/11/resposta-ao-texto-os-blocos-de-fundacao.html

Lucas Guerreiro disse...

Discordo, como o irmão, de alguns pontos defendidos por Cleon W. Skousen:
http://lucasmormon.blogspot.com.br/2011/11/resposta-ao-texto-os-blocos-de-fundacao.html

DOUTRINA MÓRMON disse...

Olá Ademar, Aparecida, Decalur, Cesostre, Nascimento, Lucas, Meu nome é jair, sou membro da Igreja a 13 anos, e sou mebro do Bispado na Ala quintas, amo essa Igreja, gosto de servir, ajudar os irmãos, tomar o Sacramento nos Domingos, discursar, estudar as escrituras e fazer muitas outras coisas junto com minha família, meu meninos amam a Igreja, eles tem um tetemunho de Cristo, apesar de muito pequenos, mas eles sabem que o que nós vivemos é bom e nós vivemos felizes. Aparecida - precisamos de você, deixe de de lado estes pensamentos, já vi pessoas enloquecendo por causa de muito estudo, já li que muitos cristãos que pesquisavam os escritos do mar morto se suicidaram pelo motivo de não suportarem as revelaçoes contidas naqueles livros, eram bons homens, estudiosos fantasticos, que nós não chegariamos nem perto do conhecimento e sabedoria destes homens, porém eles não estavam preparados para verdade, hoje sabemos que nossos escritos contidos na Bíblia foram modificados por erro de interpretação na hora da tradução ou para adaptar os escritos a uma situação da igreja, como por exemplo os lideres da igreja Romana não se casar, onde hoje sabemos que foi com intuito de não deixar os bens para familia do líder (padre, bispos, freiras etc), hoje sabemos que o mais antigo escrito da Bíblia é uma copia da copia da copia, não se sabe quantas copias foram feitas, homens sem conhecimento e sem o amor de Deus cometeram graves erros nas escrituras e nós vimos isso no Livro de Mormon em INefi 13;14;15. Tenho a plena certeza que só existe uma Igreja verdadeira na face da terra, Deus não é um Deus de confusão, como está escrito - uma só fé, um só Batismo, um unico Deus, que é Jesus Cristo o Deus desta terra, uma unica igreja. Em relação ao discurso sobr a expiação, que tambem fala das inteligencias, li varias vezes, sempre me emociono quando leio, me sino pequeno quando vejo o que Cisto fez por mim, o Senhor nosso Deus me relu pelo Espírito Santo que é realmente da forma que o irmão Skousen ensinou, mas só teremos uma resposta quando tivermos com o coração aberto para entender o que o Espírito tem para nos ensinar, se previamente estivermos com a disposição de não aceitar, com certeza assim será, mas o fato de eu, você ou qualquer outro não aceitar uma verdade, não significa que seja mentira. Cristo está bem proximo de voltar, devemos nos preparar, tomar o Sacramento e renovar os convênios que fizemos no Batismo. Continuem estudando, isso é bom, mas saibam dividir as coisas, destinguir o certo do errado, mas não deixem que coisas pequenas derrubem sua fé em Cristo e sua Igreja, nós seremos cobrados, pois temos o evangelho verdadeiro, enquanto aos que são maçons, não tenho nada a falar deles, pois nunca me fizeram mau algum, não posso julgalos, pois nós membros da Igreja somos muitos criticados pelo trabalho que fazemos no Templo, onde dizem ser coisas secretas, na verdade não são secretas, elas são sagradas, por isso não devemos expo-las, e se você procurar nas escrituras você as encontrara, está claro é só buscar pelo Espírito que você as encontra. Vou parar por aqui, se eu puder ajudar algum de vocês, estarei a disposição. E lembrem-se, o pecado e os desejos do mundo são as coisas que nos afastão de Deus, Jesus e sua Igreja, e muitas vezes não aceitamos isso ou não conseguimos distinguir o certo do errado, ou simplismente nós opitamos pelo errado, pois parece mais gostoso, onde na verdade não é, depois nos damos muito mau. Presto meu testemunho que se que Deus vive, Jesus é o Cristo, verdadeiramente o filho de Deus, sua Igreja foi restaurada na terra com todas as Ordenanças necessárias para erdarmos o reino de Deus, Joseph foi chamado para ser um profeta no passado, temos um Profeta vivo hoje - Tomas S. Monson, presto meu testemunho em nome Sagrado de Jesus o Cristo Amém.

DOUTRINA MÓRMON disse...

Olá Ademar, Aparecida, Decalur, Cesostre, Nascimento, Lucas, Meu nome é jair, sou membro da Igreja a 13 anos, e sou mebro do Bispado na Ala quintas, amo essa Igreja, gosto de servir, ajudar os irmãos, tomar o Sacramento nos Domingos, discursar, estudar as escrituras e fazer muitas outras coisas junto com minha família, meu meninos amam a Igreja, eles tem um tetemunho de Cristo, apesar de muito pequenos, mas eles sabem que o que nós vivemos é bom e nós vivemos felizes. Aparecida - precisamos de você, deixe de de lado estes pensamentos, já vi pessoas enloquecendo por causa de muito estudo, já li que muitos cristãos que pesquisavam os escritos do mar morto se suicidaram pelo motivo de não suportarem as revelaçoes contidas naqueles livros, eram bons homens, estudiosos fantasticos, que nós não chegariamos nem perto do conhecimento e sabedoria destes homens, porém eles não estavam preparados para verdade, hoje sabemos que nossos escritos contidos na Bíblia foram modificados por erro de interpretação na hora da tradução ou para adaptar os escritos a uma situação da igreja, como por exemplo os lideres da igreja Romana não se casar, onde hoje sabemos que foi com intuito de não deixar os bens para familia do líder (padre, bispos, freiras etc), hoje sabemos que o mais antigo escrito da Bíblia é uma copia da copia da copia, não se sabe quantas copias foram feitas, homens sem conhecimento e sem o amor de Deus cometeram graves erros nas escrituras e nós vimos isso no Livro de Mormon em INefi 13;14;15. Tenho a plena certeza que só existe uma Igreja verdadeira na face da terra, Deus não é um Deus de confusão, como está escrito - uma só fé, um só Batismo, um unico Deus, que é Jesus Cristo o Deus desta terra, uma unica igreja. Em relação ao discurso sobr a expiação, que tambem fala das inteligencias, li varias vezes, sempre me emociono quando leio, me sino pequeno quando vejo o que Cisto fez por mim, o Senhor nosso Deus me relu pelo Espírito Santo que é realmente da forma que o irmão Skousen ensinou, mas só teremos uma resposta quando tivermos com o coração aberto para entender o que o Espírito tem para nos ensinar, se previamente estivermos com a disposição de não aceitar, com certeza assim será, mas o fato de eu, você ou qualquer outro não aceitar uma verdade, não significa que seja mentira. Cristo está bem proximo de voltar, devemos nos preparar, tomar o Sacramento e renovar os convênios que fizemos no Batismo. Continuem estudando, isso é bom, mas saibam dividir as coisas, destinguir o certo do errado, mas não deixem que coisas pequenas derrubem sua fé em Cristo e sua Igreja, nós seremos cobrados, pois temos o evangelho verdadeiro, enquanto aos que são maçons, não tenho nada a falar deles, pois nunca me fizeram mau algum, não posso julgalos, pois nós membros da Igreja somos muitos criticados pelo trabalho que fazemos no Templo, onde dizem ser coisas secretas, na verdade não são secretas, elas são sagradas, por isso não devemos expo-las, e se você procurar nas escrituras você as encontrara, está claro é só buscar pelo Espírito que você as encontra. Vou parar por aqui, se eu puder ajudar algum de vocês, estarei a disposição. E lembrem-se, o pecado e os desejos do mundo são as coisas que nos afastão de Deus, Jesus e sua Igreja, e muitas vezes não aceitamos isso ou não conseguimos distinguir o certo do errado, ou simplismente nós opitamos pelo errado, pois parece mais gostoso, onde na verdade não é, depois nos damos muito mau. Presto meu testemunho que se que Deus vive, Jesus é o Cristo, verdadeiramente o filho de Deus, sua Igreja foi restaurada na terra com todas as Ordenanças necessárias para erdarmos o reino de Deus, Joseph foi chamado para ser um profeta no passado, temos um Profeta vivo hoje - Tomas S. Monson, presto meu testemunho em nome Sagrado de Jesus o Cristo Amém.

DOUTRINA MÓRMON disse...

Olá Ademar, Aparecida, Decalur, Cesostre, Nascimento, Lucas, Meu nome é jair, sou membro da Igreja a 13 anos, e sou mebro do Bispado na Ala quintas, amo essa Igreja, gosto de servir, ajudar os irmãos, tomar o Sacramento nos Domingos, discursar, estudar as escrituras e fazer muitas outras coisas junto com minha família, meu meninos amam a Igreja, eles tem um tetemunho de Cristo, apesar de muito pequenos, mas eles sabem que o que nós vivemos é bom e nós vivemos felizes. Aparecida - precisamos de você, deixe de de lado estes pensamentos, já vi pessoas enloquecendo por causa de muito estudo, já li que muitos cristãos que pesquisavam os escritos do mar morto se suicidaram pelo motivo de não suportarem as revelaçoes contidas naqueles livros, eram bons homens, estudiosos fantasticos, que nós não chegariamos nem perto do conhecimento e sabedoria destes homens, porém eles não estavam preparados para verdade, hoje sabemos que nossos escritos contidos na Bíblia foram modificados por erro de interpretação na hora da tradução ou para adaptar os escritos a uma situação da igreja, como por exemplo os lideres da igreja Romana não se casar, onde hoje sabemos que foi com intuito de não deixar os bens para familia do líder (padre, bispos, freiras etc), hoje sabemos que o mais antigo escrito da Bíblia é uma copia da copia da copia, não se sabe quantas copias foram feitas, homens sem conhecimento e sem o amor de Deus cometeram graves erros nas escrituras e nós vimos isso no Livro de Mormon em INefi 13;14;15. Tenho a plena certeza que só existe uma Igreja verdadeira na face da terra, Deus não é um Deus de confusão, como está escrito - uma só fé, um só Batismo, um unico Deus, que é Jesus Cristo o Deus desta terra, uma unica igreja. Em relação ao discurso sobr a expiação, que tambem fala das inteligencias, li varias vezes, sempre me emociono quando leio, me sino pequeno quando vejo o que Cisto fez por mim, o Senhor nosso Deus me relu pelo Espírito Santo que é realmente da forma que o irmão Skousen ensinou, mas só teremos uma resposta quando tivermos com o coração aberto para entender o que o Espírito tem para nos ensinar, se previamente estivermos com a disposição de não aceitar, com certeza assim será, mas o fato de eu, você ou qualquer outro não aceitar uma verdade, não significa que seja mentira. Cristo está bem proximo de voltar, devemos nos preparar, tomar o Sacramento e renovar os convênios que fizemos no Batismo. Continuem estudando, isso é bom, mas saibam dividir as coisas, destinguir o certo do errado, mas não deixem que coisas pequenas derrubem sua fé em Cristo e sua Igreja, nós seremos cobrados, pois temos o evangelho verdadeiro, enquanto aos que são maçons, não tenho nada a falar deles, pois nunca me fizeram mau algum, não posso julgalos, pois nós membros da Igreja somos muitos criticados pelo trabalho que fazemos no Templo, onde dizem ser coisas secretas, na verdade não são secretas, elas são sagradas, por isso não devemos expo-las, e se você procurar nas escrituras você as encontrara, está claro é só buscar pelo Espírito que você as encontra. Vou parar por aqui, se eu puder ajudar algum de vocês, estarei a disposição. E lembrem-se, o pecado e os desejos do mundo são as coisas que nos afastão de Deus, Jesus e sua Igreja, e muitas vezes não aceitamos isso ou não conseguimos distinguir o certo do errado, ou simplismente nós opitamos pelo errado, pois parece mais gostoso, onde na verdade não é, depois nos damos muito mau. Presto meu testemunho que se que Deus vive, Jesus é o Cristo, verdadeiramente o filho de Deus, sua Igreja foi restaurada na terra com todas as Ordenanças necessárias para erdarmos o reino de Deus, Joseph foi chamado para ser um profeta no passado, temos um Profeta vivo hoje - Tomas S. Monson, presto meu testemunho em nome Sagrado de Jesus o Cristo Amém

DOUTRINA MÓRMON disse...

Olá Ademar, Aparecida, Decalur, Cesostre, Nascimento, Lucas, Meu nome é jair, sou membro da Igreja a 13 anos, e sou mebro do Bispado na Ala quintas, amo essa Igreja, gosto de servir, ajudar os irmãos, tomar o Sacramento nos Domingos, discursar, estudar as escrituras e fazer muitas outras coisas junto com minha família, meu meninos amam a Igreja, eles tem um tetemunho de Cristo, apesar de muito pequenos, mas eles sabem que o que nós vivemos é bom e nós vivemos felizes. Aparecida - precisamos de você, deixe de de lado estes pensamentos, já vi pessoas enloquecendo por causa de muito estudo, já li que muitos cristãos que pesquisavam os escritos do mar morto se suicidaram pelo motivo de não suportarem as revelaçoes contidas naqueles livros, eram bons homens, estudiosos fantasticos, que nós não chegariamos nem perto do conhecimento e sabedoria destes homens, porém eles não estavam preparados para verdade, hoje sabemos que nossos escritos contidos na Bíblia foram modificados por erro de interpretação na hora da tradução ou para adaptar os escritos a uma situação da igreja, como por exemplo os lideres da igreja Romana não se casar, onde hoje sabemos que foi com intuito de não deixar os bens para familia do líder (padre, bispos, freiras etc), hoje sabemos que o mais antigo escrito da Bíblia é uma copia da copia da copia, não se sabe quantas copias foram feitas, homens sem conhecimento e sem o amor de Deus cometeram graves erros nas escrituras e nós vimos isso no Livro de Mormon em INefi 13;14;15. Tenho a plena certeza que só existe uma Igreja verdadeira na face da terra, Deus não é um Deus de confusão, como está escrito - uma só fé, um só Batismo, um unico Deus, que é Jesus Cristo o Deus desta terra, uma unica igreja. Em relação ao discurso sobr a expiação, que tambem fala das inteligencias, li varias vezes, sempre me emociono quando leio, me sino pequeno quando vejo o que Cisto fez por mim, o Senhor nosso Deus me relu pelo Espírito Santo que é realmente da forma que o irmão Skousen ensinou, mas só teremos uma resposta quando tivermos com o coração aberto para entender o que o Espírito tem para nos ensinar, se previamente estivermos com a disposição de não aceitar, com certeza assim será, mas o fato de eu, você ou qualquer outro não aceitar uma verdade, não significa que seja mentira. Cristo está bem proximo de voltar, devemos nos preparar, tomar o Sacramento e renovar os convênios que fizemos no Batismo. Continuem estudando, isso é bom, mas saibam dividir as coisas, destinguir o certo do errado, mas não deixem que coisas pequenas derrubem sua fé em Cristo e sua Igreja, nós seremos cobrados, pois temos o evangelho verdadeiro, enquanto aos que são maçons, não tenho nada a falar deles, pois nunca me fizeram mau algum, não posso julgalos, pois nós membros da Igreja somos muitos criticados pelo trabalho que fazemos no Templo, onde dizem ser coisas secretas, na verdade não são secretas, elas são sagradas, por isso não devemos expo-las, e se você procurar nas escrituras você as encontrara, está claro é só buscar pelo Espírito que você as encontra. Vou parar por aqui, se eu puder ajudar algum de vocês, estarei a disposição. E lembrem-se, o pecado e os desejos do mundo são as coisas que nos afastão de Deus, Jesus e sua Igreja, e muitas vezes não aceitamos isso ou não conseguimos distinguir o certo do errado, ou simplismente nós opitamos pelo errado, pois parece mais gostoso, onde na verdade não é, depois nos damos muito mau. Presto meu testemunho que se que Deus vive, Jesus é o Cristo, verdadeiramente o filho de Deus, sua Igreja foi restaurada na terra com todas as Ordenanças necessárias para erdarmos o reino de Deus, Joseph foi chamado para ser um profeta no passado, temos um Profeta vivo hoje - Tomas S. Monson, presto meu testemunho em nome Sagrado de Jesus o Cristo Amém

Guilherme Toniolo disse...

Muito bem colocado.. anos atrás li esse discurso,a expiação. Logo no início da leitura percebi a ignóbil ideia do autor.. que usou não de invenção, mas sim de invencionice, confundindo um número significativo de leitores, e proporcionando deblateras.. defendo a ideia usada do irmão, bem como ideia essa correta e praticada por autoridades da igreja de corrigir o falso, seja na escrita ou seja no púlpito de uma reunião sacramental. Que a maravilhosa verdade seja sempre manifestada.. e que parlapatões não sejam moldados.

DOUTRINA MÓRMON disse...

Guilherme Toniolo, você está se esforçando para guardar os mandamentos? você está servindo ao próximo? você está cuidando de seus filhos e esposa,caso tenha família? lembre-se, a discórdia não vem de Deus. Eu tenho amigos e colegar de todas as religiões, tenho respeito por todos eles e todos me respeitam, procuro ter amor por todos. O mundo está sendo destruído por satanás enquanto pessoas especiais estão brigando por religião, por pontos de doutrina, onde deveriam deixar de lado essas coisas e se unirem para fazer esse mundo melhor. O clero(Líderes)destas religiões são amigos, trocam idéias, muitas vezes ajudam uns aos outros, eles respeitam uns aos outros, porque as pessoas tem de se assim? sigamos o exemplo daquele que nunca errou - nosso Senhor e Redentor Jesus Cristo.