Translator

A DIFERENÇA ENTRE PERSAS E ÁRABES


Publicado em Mormon Heretic Em 22 de Março de 2009

Traduzido por A. Flauber D. Barros
Em 27 de Março de 2009


Confesso que adoro aprender sobre o Oriente Médio. Gosto de aprender mais sobre Judeus, Muçulmanos, Árabes, etc. Tenho tanto a aprender.
Sou um estudante formado trabalhando em alguns estudos genéticos( um dos meus vários trabalhos). Como parte do estudo genéticos que estamos fazendo, pedimos que os que participam conosco digam-nos suas raças. Em estudos médicos, diferentes tratamentos afetam raças de maneiras diferentes.
Estou desenvolvendo uma base de dados que capta as informações para o estudo. Muitas pessoas não são identificadas como apenas uma raça. Algumas são multi-raciais e até colocam as percentagens a sua maneira, por exemplo, 50% brancos, 25% hispânicos, 25% negros. Então, me questionava sobre como obter este tipo de dado de forma apropriada.
Aprendi que existem basicamente 5 raças: Branco (Caucausiano), Negro, Asiático, Americano Nativo(Índios das américas), e Habitante da Ilhas do Pacífico. Como já havia dissertado anteriormente neste blog, estudos genéticos mostram que os Americanos Nativos têm parentesco com os Asiáticos. Simon Southerton apontou a hipótese de que grupos migraram através do Estreito de Bering, e se espalharam pelas américas. Porém, de acordo com geneticistas(Vou chamá-la de Ann) em meu escritório, ainda existem diferenças muito grandes entre Americanos Nativos e os Asiáticos. O mesmo acontece com os Habitantes das Ilhas do Pacífico.
Parece que muitas pessoas com frequência se referem aos Judeus como uma raça, e ao Árabes também. Alguns já ouviram falar do gene “Cohen”, que é um gene que particular entre as pessoas que são descendentes de Judeus. Então perguntei a Ann à que raça os Judeus pertenciam, e ela disse: “-Causasianos”. Ela disse que existem algumas particularidades interessantes nos Judeus, mas não o suficiente para separá-los em uma raça a parte dos caucasianos. Perguntei sobre os Árabes: -“Caucasianos.” Ok, e as pessoas da Índia? “-Caucasianos.” Este realmente me surpreendeu( como se os outros não o tivessem) Eu suspeitava que os Indianos da Índia fossem Asiáticos, mas eu estava errado.
Hispânicos são realmente os mais confusos para mim, porque existem os hispânicos-negros e os hispânicos-brancos. Se a pessoa um hispânico-negro geneticamente é negra, ou então é Caucasiano.
Eu estava muito intrigado ao aprender sobre tudo isto, e ainda por cima, descobri que Ann era do Irã.
Disse-lhe que ouvi dizer que Iranianos não eram Árabes,e que eu nunca havia entendido esta afirmação. Para mim, para mim parecia que todos do Oriente Médio eram Árabes. Se Iranianos não eram Árabes, o que são eles? E o que os torna diferentes dos Árabes?
Ela me disse que eles se auto-denominam “Persas”. Eu tive um professor na faculdade que me disse que era Persa, e quando lhe perguntei onde era, ele me disse: “-Iraque”. Então, eu perguntei a Ann se os Iraquianos eram também Persas, ela ficou surpresa ao ouvir aquilo, de um Iraquiano se referindo a ele próprio como Persa e então Ann me deu uma lição de história.
A Pérsia era antigamente muito maior do que é hoje em dia, e sua capital era no Irã. Por volta do ano 600 D.C., os Árabes da Arábia Saudita expandiram seu reino e conquistaram a Pérsia, convertendo todos ao Islamismo. (antes disto a religião Persa era o Zoroastrismo.) Mesmo tendo sido convertidos ao Islamismo, eles nunca gostaram dos governantes Árabes, séculos depois eles expulsaram os Árabes e instalaram seus próprios reis.
Eu lhe perguntei sobre as diferenças entre Sunni e Shiita(ou Shia) muçulmanos. Muçulmanos-Shiitas seguem uma linhagem direta até o profeta Maomé. Muçulmanos-Sunni acreditam que os líderes religiosos não precisam ser descendentes de Maomé. A linha dos Sunni é maior que os Shiitas. O Irã é realmente a única nação fundamentalmente Shiita. O Iraque e Sadam Hussein eram governados pela minoria Sunni, mas parece que a maioria Shiita está tomando conta do governo, então pode ser a segunda nação Shiita. A maioria dos outros países do Oriente Médio são Sunni. Talvez a Pérsia está voltando ao que era!
Bem, Ann me disse que os Iranianos detestam ser confundidos com os Árabes e sim serem identificados mais como Europeus. Ela me disse que os Afegãos pensam da mesma forma. Ela disse que sabia que os Norte-americanos não saberiam distinguir, mas os povos daquela região sabem dizer facilmente quem é Persa ou Árabe.
Ann estava nos Estados Unido ha cerca de um ano. Antes disto ela viveu na França. Ela disse que gostou muito de Utah e que culturalmente falando era semelhante ao Irã. Ela disse que as famílias eram muito importantes no Irã, assim como são em Utah. Disse ainda que na França tinham uma cultura secular e as pessoas não eram tão legais. (Eu estive de ferias na França e tive a mesma impressão)
Bem, Que conversa maravilhosa! Na realidade eu sabia um pouco sobre o Zoroastrismo. Por exemplo, a estrela que apareceu por ocasião do nascimento de Jesus foi descoberta por um sábio do Oriente. Alguns estudiosos acreditam que este sábio acreditava no Zoroastrismo. Ann ficou surpresa ao ouvir isto. Eu também sei que existe uma montanha na Arábia Saudita chamada de Jebel-Musa que siginifica Monte de Moisés. Alguns estudiosos muçulmanos crêem que pode ser a verdadeira localização do Monte Sinai e eu acredito que existem algumas evidências intrigantes que apoiam esta hipótese (Ann também não sabia disto)
Alguns dos que acompanham meu blog, me passaram estas informações:
Em 21 de Março de 1935, o líder da Pérsia, Reza Shah Pahlavi, baixou um decreto pedindo as delegações estrangeiras que utilizassem o termo “Irã” em todas as suas correpondências formais. Alguns acreditam que ele tomou estas decisão para se aproximar da Alemanha, uma forma de enfatizar a conexão ariana entre os ideais de Hitler de raça alemã ariana e a raça Persa ariana, como “Irã” significa “terra dos arianos”, na época em que o Império Alemão estava se tornando uma super-potência. Outros acreditam que ele trocou “Pérsia” por “Irã” para apresentar uma nova imagem do país ao mundo.
Deve ser lembrado que os primeiros Arianos são originários da Índia. Eram uma sociedade de guerreiros que eram chamados por serem os melhores e os mais corajosos “Arianos” ou nobres. Logo, não eram bem uma raça, mas uma classe de pessoas. Tempos depois, mais e mais destes “Arianos” migraram para a Mesopotâmia(atual Irã) e então Europa central. Depois de séculos os nome “Ariano” ou nobres foi alterado para a raça. A razão porque Iranianos não se parecem com Alemães são: (1) por causa do clima (2) porque arianos do Irã foram integrados ao Reino Árabe na época do profeta Maomé então arianos e semitas se misturaram.
Atualmente, qualquer um que tenha origem num país que tenha o árabe como língua materna é considerado árabe, qualquer outro não o é.
Os dialetos Irã-Persas incluem “Tajik” (Tajkistan), “Farsi” (Irã e partes dos Afeganistão), “Dari” (Afeganistão e Azerbaijão). Os povos Tajiks, Afghanis, e Azerbaijanis sei que não iriam identificar-se como apenas Persas, apenas os Iranianos irian. É simples assim.

7 comentários: