Translator

CARTA DE UM MAÇOM A UM NÃO INICIADO


by Cesostre Guimaraes de Oliveira
cesostre@hotmail.com
...Não posso ler um livro selado... JS-H 1:65


Aqui me dirijo exclusivamente a você que deseja ingressar na Maçonaria. Espero que entenda os princípios e propósitos da mais antiga fraternidade que se tem registro. A Maçonaria têm sobrevivido apesar das injurias e maledicências que nos tem sido infligidas ao longo dos séculos. A história é testemunha que sempre fomos vitimas e opositores daqueles que tem nas relações políticas, econômicas, religiosas e sociais uma forma de aprisionar o homem, orgulho-me desta oposição benéfica a humanidade.
Você pode estar se perguntando como esta tão antiga fraternidade ainda sobrevive? Que força misteriosa a protege do mal que nasce nos pensamentos daqueles que a atacam sem nenhum motivo? A Maçonaria é uma ordem secreta, obscura, ou espiritualista? O que deverá fazer na Maçonaria caso seja iniciado? Todas estas perguntas serão respondidas caso continue a leitura deste texto, cujo objetivo é esclarecer dentro dos limites possíveis o que é a Maçonaria.
A Maçonaria é uma escola de superação espiritual, intelectual, honra e virtude. Seu objetivo é trazer à luz o conhecimento e a verdade, desenvolver no homem o sentimento de solidariedade para formar uma fraternidade universal entre todos os habitantes da terra.
A Maçonaria condena sem ressalvas, a perseguição política e religiosa, a violência em todas as suas formas, a exploração do homem pelo homem, e todas as formas de maldade, para preservar e estabelecer estas verdades a Maçonaria quando entidade ritual exige dos seus membros a prática das virtudes morais e sociais que elevam o espírito que sempre procura à paz e a tranqüilidade para o corpo e a mente. Acreditamos que a paz de espírito é alcançada através da realização de boas obras e ações.
Aquele que tem pretensões a ser iniciado Maçom deve ser do sexo masculino, manifestar fé em um ser supremo, não possuir limitações físicas e intelectuais que o impeçam de desenvolver suas atividades quando Maçom.
Ao dizer que deve manifestar fé um ser supremo, estamos a reconhecer a importância fundamental na crença da imortalidade da alma, a certeza da existência de um Ser Supremo, que genericamente denominamos Grande Arquiteto do Universo.
Nenhum Maçom, independente de sua crença, requererá a outro que abdique de suas convicções religiosas, políticas ou filosóficas.
Mais a todo Maçom será requerido pelas tradições milenares fidelidade absoluta a moralidade e a constante prática da bondade, da justiça e da solidariedade e a constante vigilância e proteção universal da liberdade, igualdade e fraternidade, que são os mais nobres princípios universais que permitem as pessoas conscientes do seu dever de lutar por seus ideais através da construção da liberdade, soberana e de justiça se posicionarem como livres e de bons costumes. A princípio todo Maçom é livre e dono de suas ações, e nunca deverá permitir que lhe intimidem através do uso de dogmas, da coação ou tirania.
A liberdade é um dos mais nobres princípios que nossos antepassados nos legaram, e devemos sempre lutar por esse direito inalienável pertencente a cada pessoa.
Um Maçom nunca estará conformado com a tirania, um Maçom jamais permitirá que seus direitos sejam violados, lutará até a morte em defesa da verdade e da justiça.
Um Maçom bem sucedido financeiramente não deve permitir que sua condição social o afaste daquele irmão menos favorecido pelo poder aquisitivo, não sente orgulho no poder econômico, e a ninguém (mesmo que não seja um Maçom) discrimina por questões raciais ou religiosas. Estas práticas caracterizam parte das regras milenares que disciplinam e dão exemplos que são retransmitidos através de gerações e que perduram por todo o sempre, ou até quando existir um maçom sobre a face desta terra.
Quando falamos de Maçonaria, estamos a nos referir a regras milenares, tão antigas que o próprio tempo se esqueceu de seus idealizadores. Para que se compreenda a dimensão destas verdades. Aquele que pretende ingressar na maçonaria deverá entender certos princípios básicos, como por exemplo: ser pessoa do sexo masculino, maior de idade, (atual constituição do Brasil, ter 18 anos), ser consciente de suas ações, ser alguém que respeite os padrões de moral estabelecidos, ter corpo e mente saudáveis, não aceitamos mutilados na medida em que a mutilação lhes impede de cumprir suas funções quando Maçom.
Aquele que aspira ser Maçom deve sentir inclinação e amor pelas artes liberais, (gramática, retórica e lógica, aritmética, geometria, música e astronomia), descartando a pretensão de ser perfeito humanista, mas que esteja disposto a compreender os princípios filosóficos contido na Ordem, através do estudo das suas leis, símbolos e alegorias.
É preciso entender que tudo isto exige certa capacidade intelectual e psicológica. Nunca será permitido ou tolerado que um Maçom viole seus juramentos e segredos da fraternidade. Ao ser iniciado o novo Maçom deverá compreender que seu crescimento dentro da Ordem estará escalonado em graus, e que sua ascensão nos graus esta diretamente ligada a sua fidelidade, só acontecendo após testes de fidelidade a que se submeterá sem medos ou preconceitos.
Embora Maçonaria não seja uma seita religiosa, reconhecemos a existência de um Ser Supremo e da imortalidade da alma, jamais abriremos nossas portas para receber um ateu. Portanto, não conflitamos com as religiões, em verdade somos seus guardiões.
Para entender plenamente o que é Maçonaria, é necessário vivê-la, não basta ser inteligente ao ponto de compreender seus princípios filosóficos, antes, é preciso pô-los em prática dentro e fora da Ordem.
Agora que fizemos este passeio pela Maçonaria, convido você, que se junte a nós. Mais ainda você precisa saber que a Loja Maçônica se reserva o direito de recusá-lo ou aceita-lo, saiba que em sigilo uma comissão estará a investigar os antecedentes da sua vida privada.


Obs. Você deve compreender que esta escrita não encerra todo o processo de iniciação, existe muito mais a ser feito, aconselho que busque um amigo próximo a seu domicilio, que seja Maçom, fale a ele de seu desejo de ser iniciado na ordem e aguarde, se ele parecer não compreender sua sutileza, seja objetivo, seja o mais direto possível, e aguarde.

0 comentários: