Translator

MAÇONARIA... DISCRETA SIM, SECRETA NÃO

Wagner Sandoval Barbosa

Presidente da PAEL / GOB-SC



A Maçonaria foi e continua sendo encarada por muitos como sendo uma sociedade secreta. Entretanto, dentro da realidade atual a instituição não poderá ser considerada senão como sendo uma sociedade discreta.
Há realmente, uma grande diferença entre esses dois conceitos. Como secreta dever-se-ia entender que se encobre na Maçonaria algo que não pode ser revelado, quando por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam.
E realidade, a Maçonaria não é possuidora nem detentora de nenhum segredo misterioso como tem pretendido alguns. No vocabulário maçônico moderno, a palavra segredo, deve considerar-se como discrição. Assim o ensina a instrução de Grande mestre, quando diz que o segredo dos Mestres é guardado em um cofre de papel coral, rodeado de marfim - a boca.
Já se foi aquele tempo em que a Maçonaria deveria encobrir toda a sua atividade sob mais rigoroso sigilo e de tal forma, que esta reserva devia constituir ato secreto e até mesmo misterioso.
Era a instituição perseguida pelos poderosos, por aqueles que escravizavam os povos que não viam com bons olhos a liberdade de consciência, tiranos de todas as épocas, sanguinários e exploradores da humanidade.
Nos dias em que vivemos é quase dispensada a ação liberatória da Maçonaria e ela pode trabalhar livremente, dedicando-se mais à evolução intelectual e à assistência filantrópica.
Conserva porém, como princípio e tradição a sua maneira própria de agir, o uso de iniciação ritualística, a simbologia universal de suas práticas espiritualísticas e o seu caráter de organização restrita a seus membros.
Mantendo como uma de suas qualidades, o respeito e acatamento às leis, aos governos legalmente constituídos, nada tem que ocultar, a não ser as suas fórmulas ritualísticas, seus sinais, toques e palavras, como meio de reconhecimento recíproco de seus filiados, espalhados por todos os recantos do mundo.
Não se reveste mais a Maçonaria de um secretíssimo absoluto, de vez que seus rituais são impressos e muitas de suas práticas tendo divulgação habitual, são conhecidas e estão ao alcance de muitos estudiosos.
Nesta condição, nada tem a Maçonaria de sociedade secreta. Exigindo reserva de seus seguidores quanto aos seus trabalhos, cultiva e difunde entre os Maçons, a virtude da discrição, segue uma tradição milenar e se põe, sempre, em posição, de em qualquer emergência, para se defender de opressores e manter as liberdades nacionais e humanas, volver ao passado e prosseguir em sua luta em defesa da liberdade, igualdade e da fraternidade.



Fonte: Sociedade Secretas (A. Tenório de Albuquerque)

5 comentários:

Anônimo disse...

Que bom irmao esta aqui m seu blog ,voce esta um pouco sumidodo blog do Peri.Penso que precisamos estudar e pesquisar informaçoes certas sobre a maçonaria.Durante muito tempo ouvimosinformaçoes preconceituosas agora e o momento de procurarmos a verdade. Patricia.

Anônimo disse...

que bom que existe maçons serios,onde moro a maçonaria esta sendo muito exposta por pseudos maçons que anuncião ao quatros cantos que pertencem a irmandade esquecendo que a irmandade e muito mais que status social

Anônimo disse...

Onde eu moro ninguém fala na Maçonaria, e parece assim algo criado só para pessoas com muito sucesso na vida.
Acredito em Deus e acredito que pertencer a uma Loja e tornar_se Maçon com sinceridade pode levar não só esse Maçon ao sucesso na vida como as pessoas que o acompanham e rodeiam directa e indirectamente.

Anônimo disse...

Bom dia,sou apenas leitor da materia e gostaria de saber se e possivel ser maçon sendo membro da IURD.já que ouço falr que maçonaria e uma ceita diabolica,pois quando algum membro não corresponde paga com a propria vida e com mortes muita das vezes misteriosas elf.

Mórmons Maçons disse...

Caro anônimo não existe nenhum conflito telógico ou ideológico entre a Maçonaria e qualquer seguimento religioso, o que existe é uma grande dosagem de incoerencia por partes de alguns líderes religiosos, talvez o teu lider religioso possa te dizer se você terá problema ou não, em ser iniciado Maçom.