Translator

POR QUE JOSEPH SMITH ENTROU PARA MAÇONARIA?

Nauvoo foi fundada pelos Santos dos Últimos Dias em 1839, quase dez anos depois que a igreja tinha sido organizada. A década tinha sido de perseguição implacável contra os membros da igreja. As forças do mal pareciam ter se combinado para combater à restauração do evangelho simples de Jesus Cristo.

O Profeta, para conservar sua vida, foi obrigado a fugir de Kirtland, Ohio, tiveram que abandonar um templo encantador e muitas empresas progressivas que tinham sido construídas. Os Santos como um corpo, foram expelidos de Missouri, sob a ordem de extermínio do governador do estado, apesar de diversos estabelecimentos bem sucedidos pertencentes a membros da igreja dentro do estado. Os Santos foram em procura de uma cidade refúgio, então fundaram uma vila num lugar pantanoso, logo o comercio lá prosperou.

O estabelecimento em Nauvoo foi efetuado na esperança que os Santos pudessem agora viver em paz, para assim adorar o Deus criador dos céus e terra. Lá construíram rapidamente suas casas, logo Nauvoo despontou como a cidade mais populosa e prospera de Illinois. Mas logo após sua chegada lá, os vizinhos começaram a questionar as doutrinas da Igreja. A prosperidade dos industriosos Santos e também o ciúme por parte daqueles que não estavam dispostos a pagar o preço da labuta pelo sucesso incitou a ira dos moradores do local que não eram da Igreja. A perseguição reiniciou-se como havia acontecido em outros lugares. As diferenças e as perspectivas políticas também contribuíram para o contexto de animosidade.

Os Santos já conheciam bastante os sofrimentos causados pelas constantes perseguições das turbas. Joseph Smith procurava meios para proteger a Igreja das grandes perseguições opositoras.

Muitos dos Santos eram maçons, tais como, Hyrum o irmão de Joseph, Heber

C. Kimball, Elijah Fordham, Newel K. Whitney, James Adams, e John C. Bennett. Estes membros da Igreja constantemente convidavam todos ao espírito de liberdade e amor fraternal que são as fundações da fraternidade maçônica e que caracterizam atividades maçônicas.

Nos registros da maçonaria, aqueles princípios estavam altamente inseridos em seus objetivos de a cada dia trabalhar para fazer o outro mais feliz, não somente algum tempo mas todo o tempo.

Este ideal estava de acordo com os ideais elevados do Profeta. Além disso, era sabido por todos que muitos dos homens proeminentes e influentes do estado eram maçons, homens estes que poderiam ser amigos quando necessário. A associação com tal fraternidade poderia ajudar diminuir as perseguições das turbas, a exemplo do que a igreja tinha sofrido em Ohio e em Missouri, raciocinaram assim os conselheiros do Profeta.

Os maçons se tornariam amigos da igreja caso fosse preciso. O trabalho em Nauvoo cresceria se a oposição à igreja fosse contida. O Profeta e os membros da igreja já tinham sofrido muito. Agora queriam paz. Talvez a maçonaria ajudasse. Assim, analisado a luz da historia, talvez tenha sido este o pensamento dos líderes.

Com a aquiescência do Profeta, os membros maçons da Igreja peticionaram ao Grão Mestre de Illinois a permissão para instalar uma Loja em Nauvoo. Em resposta foi concedida a permissão em outubro, 1841, mas só em 15 de março de 1842, que a autoridade veio a Nauvoo para iniciar membros novos, Joseph Smith foi então iniciado. Joseph Smith recebeu alguns dos graus maçônicos, embora ele não fosse um maçom muito ativo. Seu chamado consumia seu tempo e energia. Sua historia mostra que estava extremamente ocupado com uma multidão de problemas da Igreja neste período.

Entretanto, um grande número cidadãos de Nauvoo foram iniciados na fraternidade. Logo a Loja de Nauvoo tinha mais membros do que todas as Lojas restantes de Illinois juntas. Cresceu tanto ao ponto de se tornar a maior Loja do Estado. Neste crescimento rápido, alguns erros parecem ter sido cometidos na Loja. Estes entretanto poderiam facilmente ter sido corrigidos.

Entretanto, a associação de Joseph com a Maçonaria não diminuiu a perseguição. As reivindicações religiosas dos mórmons eram ridicularizadas; o emergente poder político da Igreja pareceu uma ameaça; e sua prosperidade irritava os vizinhos menos sucedidos.

A tentativa de ganhar amigos através da maçonaria com o intuito de frear, ou até mesmo amenizar as perseguição falhou. Todos os maçons somados, eram somente uma fração pequena dos povos do território que cercava Nauvoo. E ninguém sabe com certeza se alguns deles fizeram alguma coisa para frear a perseguição aos "mórmons". A terrível perseguição que cominou com assassinato do Profeta e de seu irmão Hyrum era considerado um caso local. Já que dentro do território de Nauvoo viviam povos de muitos credos e convicções religiosas.

Evidências e reconciliação, p.357

© do copyright por Bookcraft

W. John Walsh

Ainda hoje é bastante comum o ataque por inimigos da Igreja aos Santos dos Últimos Dias porque alguns de nossos líderes da igreja, inclusive Joseph Smith, foram associados com o movimento maçônico. Muitos destes críticos odeiam Maçonaria com o mesmo grau de paixão com que eles odeiam os Santos dos Últimos Dias. Conseqüentemente, parece apropriado fazer alguns comentários sobre Maçonaria. A seguinte informação foi recebida de uma Loja local:

A Maçonaria ensina aos cidadãos respeitáveis a respeitarem às leis morais da sociedade e a obediência às leis do governo sob que vive. Os maçons são homens de caridade e devotados ao trabalho. Persistentes em praticar a filantropia!

Os Maçons dos EUA contribuem com quase dois milhão dólares cada dia para as causas de caridade que, sozinho, mantêm. Estes serviços à humanidade representam um exemplo e um paralelo do compromisso dos interesses humanitários da maçonaria original e honorável.

Muitos dos patriotas da nação americana eram maçons, os treze signatários da constituição e quatorze presidentes dos Estados Unidos, começando com George Washington também o eram.

Hoje, mais quatro milhões de maçons estão espalhados no mundo, oriundos de cada ocupação e profissão. Dentro da fraternidade entretanto, eles participam de todas as reuniões como iguais. Vêm de diversas ideologias políticas, mas encontram-se como amigos. Vêm de diversos seguimentos religiosos, mas todos acreditam em um deus.

 

Um dos aspectos mais fascinantes da Maçonaria é: que muitos homens completamente diferentes, podem se encontrar juntos na paz, nunca tendo debates políticos ou religiosos, conduzem sempre seus casos na harmonia e na amizade, e chamam-se de irmãos.


 

John A. Widtsoe

56 comentários:

yaakov disse...

Meu nome é Claudio e sou membro da Igreja desde 1984. Quando fiz missaõ muito se falava entre os missionarios sobre a Maçonaria, especulação na maioria das vezes. No ano de 88 tivemos uma Reunião com o Elder Hinckley que ainda não era o profeta na época, um dos misionarios presentes perguntou a ele se um Membro da Igreja poderia se Maçom ao que ele pensou por uns instantes e deu a resposta, que sim, mas...questionando do porque? Sendo que ja na Igreja se requer tempo p/ ajudar, e ainda na maçonaria? Mais tempo ainda! Pois bem, faço esse comntario apenas com intuito de ponderar, pois estamos num mundo muito corrido hoje, e pesoalmnte acho incompativel ser Maçom e Mormon ao mesmo tempo, isso apenas no que ja comentei, mas eu vejo ainda muitas outras contradiçoes.
Gostaria de alguma forma obter um retorno sobre o que comentei. Meu email é claudioidish@hotmail.com
Grato!

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Bom dia Cláudio, é um privilégio para mim, responder a você...
Às vezes me flagro perguntando a mim mesmo: Quando teremos desculpas mais compreensíveis para nosso preconceito? Confesso a você que estou cansado de ver líderes preconceituosos, que se valem do achísmo para esconder seu medo e preconceito contra a Maçonaria, valendo-se da falsa desculpa de falta de tempo. A mim, parece que os líderes atuais esquecem que nossos precursores estiveram envolvidos com a Maçonaria em um momento em que a Igreja necessitava de seu tempo integral.
A resposta, (segundo você), dada pelo então Elder Hinckley tornou-se um jargão na Igreja. Quando se pergunta por que não devo ser maçom? Logo aparece alguém que alega falta de tempo... BOBAGEM, se nosso problema fosse falta de tempo, os Bispos seriam remunerados e dariam tempo integral. Sou conselheiro de um Bispo que só assiste duas reuniões sacramentais por mês, eu um Maçom, todos os domingos abro a capela religiosamente as 7:30h, nunca falto às reuniões da Igreja, freqüentemente presido e dirijo reuniões sacramentais (sem presença do 2° Conselheiro e do Bispo), já que o Bispo e o segundo conselheiro, que não são maçons, trabalham demais. Sou funcionário publico, sou contabilista e trabalho para várias empresas privadas, sou voluntário do hospital do câncer de São Luis, duas vezes por mês dedico duas horas de meu almoço para estar com os velhinhos do asilo de mendicidade mantido pela maçonaria, (tenho outras atividades que para não cansá-lo não direi aqui). Eu poderia tranquilamente dizer que não tenho tempo para nada, mas, nas noites de segunda feira faço minha reunião familiar, às terças saiu com minha família e jantamos juntos, as quintas feiras saiu com minha esposa (somente nós dois). As sextas vou a Maçonaria, aos sábados pela manhã faço visitas de mestre familiar, à tarde fazemos reunião de bispado e outras reuniões da Ala, no domingo dou completa exclusividade ao Senhor, então caro irmão não me diga que Maçonaria rouba tempo.
Esta falsa lenda urbana poderia muito bem servir de desculpas a qualquer um, mas não para mim, que tenho um testemunho do evangelho restaurado e mais do que a grande maioria das pessoas que estão na Igreja (inclusive Bispos e Presidentes de Estacas) conheço a verdadeira história da permanência e atuação dos mórmons dentro da Maçonaria.
Maçonaria é filantropia, e se alguém conseguir me convencer que não tenho tempo para fazer caridade, só posso pensar... “Que Deus tenha piedade de nossas almas”. Recomendo não somente a meu irmão, mais a todo membro da Igreja que tenha em mente que a fazer criticas a Maçonaria, entenda que poderá estar a criticar mais de 5.000 mórmons maçons pioneiros, e entre estes Joseph e Hyrum Smith, Brigham Young, John Taylor, Wellford Woodruff, Lorenzo Snow e outros.
Desejo que tenha um bom dia, será um prazer, sempre saber o que você pensa.

Abraços

Léo disse...

MAÇONARIA É INCOMPATÍVEL COM O CRISTIANISMO AUTÊNTICO E BÍBLICO. A MAÇONARIA NASCEU NOS PORÕES DO OCULTISMO E QUE A MAÇONARIA ADORA LÚCIFER. O TAL DEUS GADU DA MAÇONARIA NÃO PASSA DE UMA EXPRESSÃO E FORMA DE LÚCIFER.

DISSE JESUS: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA" NINGÚEM VEM AO PAI A NÃO SER POR MIM. A MAÇONARIA NÃO PODE AFIRMAR O QUE JESUS AFIRMOU. A MAÇONARIA ENSINA QUE OS MAÇONS DESENCARNADOS /MORTOS/ PODEM SE REENCARNAREM OU SE TRANSFORMAM EM ESPÍRITO ILUMINADO. EVOLUÍDO. SÓ JESUS TEM A VERDADEIRA PAZ.

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Léo~em primeiro lugar desejo te agradecer por acessar meu blog, independente de tuas crenças, obrigado por dispender parte de teu tempo para me ler.
Não pude deixar de notar a excessiva carga de preconceito nutrido pela falta de informação em tuas palavras... Repetindo o que já disse várias vezes: Maçonaria não é religião, não temos um deus, não temos um demônio, Não temos doutrinas religiosas, não discutimos não tentamos explicar o que acontecerá com a alma do individuo depois da sua morte. Então, nada do que diz procede.
Conviduo a ler minha próxima publicação que estará pronta até a próxima sexta (neste mesmo blog), estarei falando sobre esta relação (mais uma vez), Cristianismo e Maçonaria acredito mque algumas de tuas dúvidas serão respondidas.
Obrigado pela visica, conto com você para divulgar meu blog.
Seguindo a premissa que diz: Fale mal de mim, mais fale de mim... Conviduo a divulgar este blog.
Abraços

DDM disse...

Olá, meu nome é Daniela sou de Lages - SC, sou uma SUD e lendo o livro Maçonaria do outro lado da luz de Willian Schnoebelen ex maçom, me assustei com que ele diz, pois ele relata em seu livro que a maçonaria é uma seita satanica e que fazem rituais, e se não é uma religião porque ele diz em seu livro que fazem rituais. E que os lideres da maçonaria são protegidos por juramentos terriveis de sangue. Seria possivel você esclarecer porque as pessoas tem uma idéia que a maçonaria é algo satanico e porque há batismos maçonicos: Fico no aguardo desses esclarecimentos.

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Olá Daniela, é um prazer para minha pessoa manter contato virtual consigo. Quanto ao livro citado por você, apenas tenho lido alguns comentários como seu sobre este trabalho, mais já deu para mim formar uma opinião sobre o conteúdo desta “obra”.
Penso que, embora o autor tenha um dia, sido iniciado na milenar fraternidade, hoje distante de nós, ele nunca esteve ou estar qualificado a nos criticar ou dar atribuições interpretativas daquilo que ele um dia abraçou.
Não costumo levar a sério, críticos como ele, que apenas tencionam abordar na escrita um tema amado, odiado e temido por muitos. Penso que ele não seja a pessoa adequada para falar de Maçonaria, já que nós não lhes somos simpáticos hoje.
Pense o seguinte: Existem vários site apologéticos anti-mórmon, alguns destes sites são de propriedade de ex-membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pessoas que um dia estiveram entre nós, e hoje nos chamam de hereges, apóstatas, e seguidores de uma seita, pergunto: Devo aceitar estes que um dia nos chamaram de irmãos como verdadeiros em suas acusações? Estas acusações procedem? Claro que não!
Com o autor deste livro que você tão havidamente devorou, pode ter acontecido a mesma coisa, aquele que um dia chamou os maçons de irmãos, hoje nos chama de seguidores de Lúcifer, seita, malignos... Volto a perguntar: “Merece ele nosso crédito?” Claro que não!
Penso que, se alguém deseja aprender sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, deverá procurar um de seus membros que seja esclarecido. Nunca um ex-Mórmon, como alguns que se manifestam em comunidades (inclusive) do Orkut.
Se alguém deseja aprender sobre Maçonaria por que deveria então buscar este conhecimento em um Maçom que abandonou a causa, talvez este sujeito que um dia chamei de irmão tenha mágoas e alguns outros problemas não resolvidos dentro da ordem, por isso, nada mais natural que hoje a eleja como sua inimiga, dando aos não iniciados aquilo que mais desejam, acusações de satanismo e outras práticas maléficas dentro da Maçonaria.
Sou Cristão, sou Mórmon, sou Maçom... Planejo um dia morar com Deus, não sei se conseguirei, mais de algo tenho certeza, em sã consciência, jamais permitirei que algo, até mesmo a Maçonaria se coloque entre eu e Deus.
Maçonaria não é religião,
Maçonaria não é uma seita,
Maçonaria não é contrária a nenhuma religião,
Maçonaria é uma escola de bons costumes.

laertes junior disse...

Sobre o comentário da irmã Daniela, gostaria de dizer que qdo servia como bispo, uma família queria muito ir ao templo. No dia seguinte, após receberem as ordenanças do templo, o chefe da família falou q éramos todos loucos. Não sou maçom, mas os comentários dos ex-maçons devem ter a mesma consideração aos dos apóstatas mormons.
Tb penso que o G.A.D.U. é o mesmo Elohim em q acreditamos e servimos, aconselho todos a lerem o livro "Os Construtores de Templo" do irmão Cesóstre Guimarães de Oliveira.

maria gomes da silva disse...

Meu nome é Aparecida Nabas , sou SUD mas tenho algumas duvidas,ja passei pelo Templo e percebi a semelhança que há,se a maçonaria não é religião ,como se explica o Profeta ter resgatado de lá alguns sinais que me diceram ser sagrados ? se puder me responder agradeço.Irmã Aparecida de Marilia Sâo Paulo.

Mórmons Maçons disse...

Aparecida Nabas, que bom me escreveu. Eu também já tive algumas oportunidades de ir ao Templo, fui a primeira vez em 1994, depois disto, sempre retorno uma ou duas vezes por ano, ao longo deste tempo tenho notado algumas sutis, (e outras não tão sutis), mudanças nos rituais sagrados. Não pretendo entrar agora no mérito destas mudanças, entendo que precisaremos de um espaço muito maior para falar delas, mas as citei somente para que compreenda que mesmo o sagrado pode ser aperfeiçoado com mudanças.
Existe um adágio popular que diz: “O hábito não faz o monge”, isso quer dizer que a aparência não mostra quem a pessoa realmente é. Em se tratando de símbolos, o simples fato de uma religião adotar alguns símbolos em seu catecismo, não transforma outras organizações não religiosas que se utilizarem destes mesmos símbolos, uma religião.
Você deve entender que os símbolos adotados pela Igreja não são sagrados, não confunda os sinais com seus significados, estes sim, são sagrados, e nunca os comentamos. O esquadro e o compasso, além de outros símbolos tão comuns a Maçonaria e a Igreja, estão espalhados em outdoor(s) por todo o mundo, são largamente utilizados em campanhas publicitárias da construção civil, e nem por isso dizemos ser uma construtora, uma religião. Aconselho que você leia meu texto intitulado “A Simbologia Maçônica” http://mormonsmacons.blogspot.com/2009/05/simbologia-maconica.html publicado também neste blog, acredito que todas tuas perguntas são respondidas neste texto.

Abraços.

raphaeltavella disse...

Olá. Primeiramente os parabéns pelo insólito, extraordinário, incrível trabalho de divulgação de tão nobres conceitos.
Sou um universitário e funcionário público, e a partir de 2006 foi quando ouvi falar de Maçonaria e coloquei na cabeça que um dia estaria dentro do quadro, com a devida justiça e perfeição.
Como profano que ainda sou, óbvio existe sim a curiosidade, mas, o que me impressiona é o trabalho filantrópico. Tenho 25 anos, e tive contato esses dias para talvez um dia pertencer a Ordem, porém, agora a universidade que curso a noite, faz com que eu tenha que esperar mais um pouco. Coincidência ou não, tinha afastado um pouco de Igreja, antes católico, foi quando vi os missionários na rua, com as plaquetas e até então não sabia o que era aquilo, foi quando pesquisei e vi que se tratava dos missionários SUD.
Não demorou muito, devido a tantas coisas que achei interessante, para ingressar e hoje faço parte de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e que honra!!!
Melhor ainda foi saber que o profeta restaurador Josefh foi um maçom, que força e incentivo isso me deu.
E que legal, um dia pesquisando a respeito achei esse seu blog das 2 coisas mais importantes da minha vida uma que já faço parte e outra que com certeza G.'.A.'.D.'.U.'. no tempo certo irá me direcionar. Parabéns e cada vez mais acompanho o Ir.'. para apronfundar meus conhecimentos. Um abraço fraternal e sei que " quem entende sabe. As colunas do templo estão abertas aos ouvidos do entendimento".

Anônimo disse...

Eu li que os simbolos que a Igreja SUD adotou da maçonaria como o compasso e esquadro não são sagrados, mas estes estão gravados nos Garmets, isso é muito confuso,ums disem que é sagrado outros disem que não , porque será que o Plofeta resgatou esses sinais,se não são sagrados não deveria estar dento do Templo,nem pertenser a uma Igreja que se dis a unica verdadeira,não devemos misturar as coisas do mundo com as coisas de Deus,cada dia que passa mais almenta minhas duvidas se realmente esta coisas que vi no Templo são mesmo do meu Deus ou se são tradições pagãs, pesso todos os dias que Deus elumina minha mente pra que eu possa realmente ver a verdadeira verdade.

Soldado da Luz disse...

Primeiramente , na minha opinião a todos que visitarem esse blog , na minha opinião essse eh um blog fajuto que contem coisas mintirosas que confundem os olhos nus das pessoas que estao realmente com duvidas nas coisas divinas , isso existe desde do principio do mundo o própio DEUS disse que existiria o deus da mintira que seria o próprio lucyfer . e ele fundou uma igreja assim como os fiés fundaram , pois analize comigo , não basta praticar obras boas e fazer as coias certas sem ao menos crer em DEUS e em SEu filho JESUS CRISTO e seus seguidores fiés , e se realmente isso que leio sobre Joseph for verdade , creio eu que DEUS deixara de ser DEUS pois ele eh Justo e nada de impuro habita em sua presença !! Não deixe simplesmente palavras vãs entrarem em seus psicológicos que são frágeis ! orem muito sobre isso ee tenham em mente que o unico Advogado do universo é o salvador JESUS CRISTO e ele esta e sempre esteve ao nosso lado ! esse blog eh fajuto , e cheio de pleonasmo !
se alguem tiver duvidas entre em contato cmg que mesmo não tendo conhecimento total sobre tudo me esforçarei para procurar saber a resposta, obrigado !! email p/ contato : soldadodaluz2010@hotmail.com

Mórmons Macons disse...

Que bom alcancei você "Soldado da Luz", sua preocupação em refutar minhas palavras só demonstram o carater verdadeiro das mesmas. Espero que continue a me ler, acredito estar te ajudando. Abraços

Anônimo disse...

Você usou uma expressão em um trabalhdo intitulado A SIMBOLOGIA DA MAÇONARIA: "As religiões existentes estão em constante digladio, onde cada uma reclama para si o privilégio de estar certa...".
Foi um comentário inteligênte e resume bem alguns comentários que estão sendo colocados nesse blog.
A maçonaria prega a liberdade, igualdade e fraternidade. A prática desses três alicerces já faria de qualquer pessoa um bom cristão.

Obs: Sou SUD e maçon
Att,
Elen de Souza Moreira

thais disse...

tenho um amigo que ficou mto intrigado quando soube que simbolos do templo vieram da maçonaria... gostaria de saber de onde vieram os símbolos da maçonaria? Pq a igreja copiaria estes símbolos? Também gostaria de saber se depois de vc se torna maçom, pode sair da maçonaria? mto obrigada por sua ajuda.

Mórmons Maçons disse...

Thais tranquilize seu amigo, o fato da Igreja utilizar alguns simbolos que também são utilizados pela Maçonaria, em nada fere uma instituição a outra.
Ser Maçom antes de ser uma condição temporal, é uma condição de espirito. Qualquer iniciado poderá deixar de frequentar a Loja quando assim desejar, mas na essência, deixar de ser Maçom é algo que nunca acontecerá. Existem coisas no universo que depois de lançadas nunca mais retornarão, a iniciação é uma delas. Continue pesquisando os textos no blog, encontrará respostas pas estas e muitas outras perguntas.

Abraços.

Anônimo disse...

Bom dia
Um colega meu faleceu, era muito conhecido em sua cidade, na reportagem saiu a informação de que seria um Maçon. é verdade que quando se é maçon não pode contar a ninguem? Na assinatura dele sempre fazia os três pontinhos...isso seria um simbolo da Maçonaria. Só homens podem frequentar?
Aguardo uma resposta
Obrigada

Mórmons Maçons disse...

Bom dia caro[a] anonimo[a], gostaria muito de também enviar uma resposta para seu e-mail, mas como você preferiu não se identificar, [...] eis a resposta.

a)Não, nenhum maçom estar obrigado a lei do silêncio relativo sua condição de iniciado, por exemplo: você sabe que eu sou Maçom.

b)Os três pontos, também são alguns dos simbolos utilizados por nós maçons, mas isto não impede alguns não iniciados de usá-los também, o simples fato de alguém apor três pontos ao final de sua assinatura não significa necessáriamente que a pessoa é Maçom.

c) Sim, na Maçonaria regular [reconhecida pela Grande Loja da INglaterra], somente homens podem ser iniciados.

Abraços

Anônimo disse...

o que é g.a.d.u.?

A ULTIMA COLHEITA disse...

Porque desde a sua fundaçaõ os cavaleiros soldados do senhor vem protegendo as coisas sagradas desde antes mesmo da construção do templo do rei salomao, quando visto que por volta de 1830 os soldados perceberam que se tratavam de manifestações celestiais em nauvoo trataram logo de trazer todos para a loja. para a proteção contra as turbas alvoroçadas do inimigo. mas tanto as lojas espalhadas pelo brasil e o mundo, templos mormons homens preparados para lutarem em breve contra as hostes do opressor. a batalha ainda nao chegou ao fim.

Mórmons Maçons disse...

GADU - Grande Arquiteto do Universo, é a expressão pela qual o Maçom poderá se referir ao deus de sua crença, seja ela qual for, sem que isto crie conflitos religiosas dentro da Maçonaria.

Angelina. disse...

Bem interessante a resposta dada a Thais, uma vez maçom será sempre um maçom ,porque será? será devido aos juramentos que nunca mais se quebrarão? E a quem são oferecidos estes juramentos que faz com que um homem nunca deixe de ser maçom em todo o universo ? Ai fica a pergunta que não quer calar,vcs mormons maçom sabem realmente onde estão pisando? ou estão sendo enganados também e nem se deram conta?ou não querem ver ? existe aquele ditado, pior cego é aquele que não quer ver,por vias das duvidas é melhor se evitar.

Anônimo disse...

nao consigo enteder ainda o porque da maçonaria se ajuntar com a igreja dos santos dos ultimos dias? a maçonaria nao lutou por liberdade religiosa? que sentido essa luta dos antigos maçons faz entao??

Anônimo disse...

olá, estou aqui denovo.me chamo thiago e sou sud a pouco mais de 1 mes. Li o Livro de Mormon e sei que ele é verdadeiro.Agora estou lendo ´´Ensinamentos dos Presidentes da Igreja´´, historia da vida do primeiro profeta Joseph Smith.Estou no capitulo 19(permanecer firme nas tempestades da vida).Ate agora não encontrei nada que diz que Joseph era um marçon.Mas, se realmente os maçons ajudaram ele, sou muito grato pelos maçons.E por eles nao terem endurecido o coração como as pessoas que o perseguiram, por ele testificar que recebeu o evangelho que é a coligação da nova Sião por Deus.Eu ficaria mais contente, se todos os maçons fossem mormons..hehe, e todas as pessoas do mundo.meu email thiagoz4rr@gmail.com

O próximo disse...

Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. Perguntou Nicodemos: Mestre como pode um homem nascer sendo velho? Por ventura poderá entrar novamente no ventre de sua mãe e nascer?

Então lhe disse Jesus: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito. Não te maravilhes de ter dito, necessário vos é nascer de novo.

Considerem a grandeza da sabedoria do Senhor Jesus Cristo, que não disse sobre a necessidade do novo nascimento a um ladrão, um crápula ou a uma prostituta, os quais sobrecarregados de pecado necessitavam de uma mudança radical e urgente, mas admoestou justamente a um homem de conduta ilibada, temente a Deus, religioso, zeloso da lei de Moisés, príncipe dos Judeus, o qual trazia consigo a certeza que Cristo verdadeiramente era o Filho de Deus.

Porem, para herdar a vida eterna, aquele homem, com todos esses atributos, encontrava-se nas mesmas condições dos demais pecadores, porque lhe faltava o essencial para alcançar a salvação: O arrependimento, a conversão, e a fé para sepultar o velho homem pecaminoso, e produzir o novo nascimento pela aspersão do sangue do Senhor Jesus Cristo.

O nascer da água é o arrependimento, e o nascer do espírito a conversão, a fé para crer verdadeiramente no sacrifício de Cristo na cruz, para remissão dos pecados, crer na ressurreição de Cristo para a salvação da vida eterna. Obediência aos mandamentos do Senhor Jesus para fazer somente a sua vontade e recebê-Lo como único e suficiente Salvador da sua vida.

Nem só de pão viverá o homem.. senhor Jesus pediu (Marcos 16.15,16), dizendo: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado

Através disso, entendemos que não basta sermos corretos , temos que nos arrepender e termos fé , e levarmos isso a outras pessoas..porque não são apenas bens materiais que vão suprir as necessidades das pessoas, e como pode uma organização que se diz ser do bem não reconhecer O senhor nosso Deus como o único , dando liberdade aos outros ¨Deuses¨ de se intitularem GADU ?
Fica esta dúvida ...vc conhece o evangelho sendo um mórmon, por isso sabe que não basta seguir corretamente a lei dos homens...

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Caro Próximo,
Você fez um belo discurso, onde inclusive cita escrituras previamente decoradas, extraídas de um catecismo protestante ritualisticamente repetido como se fosse um mantra, então nada mais natural que tuas dúvidas sejam as mesmas de tantos outros. Uma pena que em teus estudos não tenha deixado espaço para tua própria assimilação das sagradas escrituras, uma pena que teu entendimento esteja alicerçado nas palavras dos hipócritas, uma pena que você quando cristão, ainda dependa de antigas verdades montadas, inclusive algumas herdadas do catolicismo que o protestantismo tão veemente renega. Mas, não tenciono criticar tuas crenças, este procedimento é uma prerrogativa de vocês protestantes, e não nossa [Mórmons e/ou Maçons].
Você reclama a universalização da fé cristã em torno das idéias protestante, como se neste momento isso fosse possível. Uma vez que o próprio protestantismo estar dividido e subdividido em facções, que constantemente se chocam alegando ser detentor de uma interpretação verdadeira das idéias do Cristo.
Você vem até mim bradando a verdade de sua religião, se posicionando igual a um xiita islâmico que não aceita que acreditem em outra fé além de Alá. Aprenda que a verdades sempre foi e será constante pontos de conflitos, pensamentos como os seus tem jogado nas masmorras do preconceito e da clausura mais pessoas que todos os ditadores do mundo reunidos já fizeram.
Você é plena verdade quando diz que a Maçonaria concede a liberdade para cada Maçom acreditar no deus que desejar. Como alguém pode ver o maléfico nesta forma de proceder? Por acaso você pretende me ensinar que o correto [que o divino] seja cessar o direito sagrado ao livre arbítrio? Como pode ousar querer coibir um direito tão sagrado? Se a Maçonaria concede esta liberdade ao Maçom, ela assim procede, o faz por acreditar que este seja um dom divino, ao qual universalmente conhecemos como livre arbítrio.
Infelizmente parece que tua crença até mesmo este direito tenciona roubar do homem.
É verdade que na Maçonaria a nomenclatura GADU pode ser aplicada a qualquer deus, mas isto acontece apenas por que respeitamos o sagrado dom divino da liberdade que concede Deus. Ou será que você desconhece que foi Deus quem concedeu liberdade a Lúcifer para se tornar o Diabo, que foi Deus quem concedeu a liberdade para Adão e Eva desobedecerem-no?
Não quero com isto dizer que Deus seja responsável por nossas ações, acredito que cada um de nós prestará contas de seus atos.
Não questionamos a fé do individuo [na Maçonaria] porque entendemos que escolher a quem, onde ou o que cultuar é um direito de cada um, e isto também estar em sintonia como minha fé Mórmon, pois acreditamos que o homem é livre para escolher, mesmo que suas escolhas sejam de sua responsabilidade, pois já tenho dito que individualmente cada um prestará contas de suas afirmações, inclusive você.

Anônimo disse...

Por favor , se puder esclarecer uma de minhas dúvidas agradeceria muito. Se a maçonaria acredita na igualdade, porque só os homens podem ser maçons? Qual a diferença entre homens e mulheres em uma filantropia?
t.atinha08@hotmail.com

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Bom dia cara t.atinha08@hotmail.com

Desculpe-me se a fiz pensar que acredito haver diferenças entre homens e mulheres na realização do trabalho filantrópico, se eu for culpado deste teu pensamento errado, me perdoe, saiba que me expressei mal, pois a maior parte do trabalho social, que aqui, por nós dois, é simplesmente denominado filantropia, é realizado pelas esposas e filhas dos maçons. Isto me conduz, e espero que conduza você também, à certeza de que não existe a discriminação sutilmente sugerida em tuas palavras.
Quanto a tua pergunta: “Qual a diferença entre homens e mulheres em uma filantropia?”
Acredito que nenhuma.

Anônimo disse...

Olá,(não irei dizer meu nome por meios pessoais)Sou uma moça,mormón, tenho 16 anos e faço seminário e eu só queria que você esclarecece uma dúvida minha, porque a igreja não comenta nada sobre a Maçonaria?

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Boa tarde cara anônima,
Que bom me escreveu, quanto a tua pergunta, talvez eu não tenha uma resposta que seja satisfatória para te dar, mas externando meus pensamentos...
Talvez o medo por ter a Igreja comparada com a Maçonaria faça com que nossos líderes a ignorem.

Abraços

Tah disse...

bom,.. estava confusa sobre esse assunto,..mais,.. procurei esse blog porque é um maçom mesmo falando,.. como procurei os Elderes quando queria saber mais sobre a Igreja,... tenho um testemunho que sei que a Igreja é verdadeira, e que Joseph Smith restaurou o evangelho. Se Joseph Smith realmente fez parte desta ordem,.. creio eu, que ela deve ter os padrões vividos por ele,.. realmente ouvi coisas muito ruins sobre os maçons como também ouvi da Igreja antes de me batizar,.. sei que o Cristo vivi e que em nossas orações podemos ter respostas,.. então e se tendes duvidas(..) pergunte ao Único que pode te responder com toda a certeza que você precisa.
meu i-mal taysecricri@hotmail.com

CINTHIA MÃOS DE ARTISTA disse...

Gostaria simplesmente de fazer uma pergunta, se acaso puder responder! Qual é o seu grau na maçonaria?

Att,

Bispo

Carlos disse...

Como eu faço para ser maçom?

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Carlos, penso que este link te ajudará com a resposta http://mormonsmacons.blogspot.com/2009/04/como-ser-macom.html

sol disse...

boa tarde vou me indentificar como sol,olha não tenho o testemunho de joseph smit e nem das roupas que temos que usar no templo,me sinto até mal usando tais roupas,e a maçonaria tem pacto realmente com lúcifer?tenho muitas dúvidas obrigada me responda por favor

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Olá Sol,
Sinto muito por você não ter um testemunho do profeta de Deus, mas acredito que se realmenter vcocê desejar saber, obterá este testemunho.
Sol, sou um cristão convicto, jamais compactuarei o diabo, não, na Maçonaria não fazemos nenhum pacto com inimigo de Deus e nosso.

Abraços.

verdades ocultas disse...

DISSE JESUS:EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUEM VEM AO PAI SE NAO POR MIM.ESTA É A VERDADE QUE SALVA CREIA VCS OU NAO,NUNCA FIZ PARTE DA MACONARIA NEM TENHO VONTADE MAIS UMA COISA É CERTA UMA COISA PRA SER SECRETA COISA BOA NAO É SE É BOA POR QUE ESCONDER ISSO PROVA QUE REALMENTE TEM ALGO OCULTO POR TRAZ AS COISAS DE DEUS AS PALAVRAS DO SENHOR JESUS SAO BEM ABERTAS,JESUS NUMCA ESCONDEU NADA DE NINGUEM DIZEM QUE MUITOS PASTORES DO PASSADO E DOS DIAS DE HOJE ERAM E SAO MACONS MAIS QUEM PODE DE FATO PROVAR ISSO, QUEM GARANTE QUE TODA ESSA CONVERSA NAO É UMA MENTIRA DO DIABO E SEUS SEGUIDORES O diabo É O ENGANADOR DISSE JESUS.EU PELOS FATOS E SIMBOLOS USADOS NA MACONARIA TENHO A CERTEZA QUE TODOS OS MACONS FAZEM PACTOS COM O diabo SE NAO TIVESSE PRA QUE TER AQUELES SIMBOLOS SATANICOS EM SEUS TEMPLOS ,MACONS ILUMINATIS TUDO A MESMA COISA FAZEM SIM RITUAIS SATANICOS .POR QUE SERÁ QUE A MAIORIA DOS MACONS SAO HOMENS IMPORTANTES E POR QUE AS MULHERES NAO PODE SER MACONS POR QUE VCS SABEM QUE A MULHER É O SEXO FRAGIL E NAO SABERIA GUARDAR SEGREDO O SATANISMO QUE PRATICAM ALI DENTRO DO TEMPLO MAIS ISSO TUDO VAI ACABAR REI E SENHOR JESUS ESTA VOLTANDO PRA PISSAR NA CABECA DE SATANAS QUEM DEUS TENHA MISERICORDIA E COMPAIXAO DE TODOS SATANISTAS

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

... que interessante, você parece que acredita mesmo nestas bobagens que fala.

Anônimo disse...

Nos do Grande Oriente Ortodoxo do Brasil GORB.
Parabenizamos o autor do BLOG pela excelente matéria, a respeito dos Mórmons, simples porem objetiva, de fácil leitura e grande entendimento.
Temos visto constantemente os ataques que são proferidos contra a maçonaria pelos fanáticos religiosos, e muitos falam em nome da religião.
Os Mórmons estão demonstrando equilíbrio e determinação ao tornar público sua simpatia pela Maçonaria, o que demonstra seu grau de evolução, sem duvida são pessoas justas e perfeitas.
Que o GADU os ilumine e guarde.
GORB
(goortodoxodobrasilbr@hotmail.com)

Anônimo disse...

Meu nome é Ivone, sou SUD...Vi algumas coisas relativas aos massons...realmente assustador, aquela apresentação, as batidas do martelo... VI OUTRAS COISAS...e muitas coisas já cumpriram-se em CRISTO JESUS. Fiquei muito triste, tenho um amigo masson e ele adora muitas coias relativas as crenças pagãs ( a biblía abomina)por esse amigo eu sempre oro, ele me disse que todo sábado de manhã ao sair da massinaria, juntos com outros massons, vai beber ele bebe muito, vejo na rede social que ele sempre está a iludir uma mulher diferente, como se fosse bonito desrespeitar o corpo e os sentimentos de outrem ( tudo contrário aos ensinamentos cristãos)costumo não ter como amigos pessoas assim. Ele é estudioso, trabalhador, bebum e mulherengo e ainda tem crenças pagas. Acredito é muito que O NOSSO DEUS NÃO É O MESMO. o MEU DEUS, QUER OS HOMENS SEJAM SOBRIOS, VERDADEIROS, HONESTOS EM TODAS AS COISAS, QUE RESPEITEM O SEU PRÓXIMO COMO A SI MESMO, QUE NÃO BUSQUE OPORTUNIDADE DE PROVOCAR MORTES E MUTILAÇÕES NO TRANSITO E QUE RECOLHA-SE AO SEIO DA FAMÍLIA LUCIDO CAPAZ DE ATENDER A FAMÍLIA EM SUAS NECESSIDADES, FÍSICAS, ESPIRITUAIS E EM TODAS AS DEMAIS POSSÍVEIS. Não acredito que a IGREJA DE JESUS CRISTO USE SÍMBOLOS DA MASSONARIA, OS MÓRMONS PRECISAM SE LEMBRAR DE QUE OS GARMENTS FORAM DADOS PELO PAI A ADÃO E SUA CÔNJUGE... E ELE TEM UM SIGNIFICADO SAGRADO, E CREIO QUE DEVEMOS NOS APEGAR A ESSE SIGNIFICADO QUE NOS FOI ENSINADO E LEMBRAR QUE O ADVERSÁRIO NÃO PASSOU PELO VÉU DO ESQUECIMENTO, LOGO ELE SABE DE MUITAS E GRANDIOSAS COISAS E QUE ELE JURAVA CONSTRUIR SUA IGREJA, ELE USA UM AVENTAL COMO SIMBOLO DE SEU SACERDÓCIO E PODER E QUE AS COIAS REFERENTES AO CRISTIANISMO SÃO CLARAS (BRANCAS) E O ADVERSÁRIO SÃO OBSCURAS E QUE ENSINARIA COISAS MESCLADAS COM ESCRITURAS. SOU MÓRMON É ME APEGO AQUELA PERGUNTA QUE FIZ A DEUS EM NOME DE JESUS CRISTO, CUJA RESPOSTA NUM POSSO NEGAR QUE VEIO DE UM PAI VERDADEIRO E AMOROSO, POR ISSO SEI QUE DEUS VIVE, QUE JESUS CRISTO VIVE QUE ELE É O SALVADOR DO MUNDO, E QUE O ESPIRITO SANTO DA TESTEMUNO DO PAI E DO FILHO. A IGREJA FOI INICIADA (RESTAURADA) INDEPENDENTE DA MASSONARIA, E SÓ DEUS PODERIA LIVRAR OS MORMONS DA PERSEGUIÇÃO E ASSIM O FEZ, NÃO FOI OS MASSÓNS, AS VERDADES DE DEUS EXISTEM DESDE O PRINCIPIO, SÃO SAGRADAS, NÃO SÃO SEGREDOS, E ESTÃO DISPONÍVEIS A TODOS, DESDE QUE QUEIRAM RECEBER. E SE ALGUÉM TEM FALTA DE SABEDORIA PERGUNTE A DEUS...eu oro pelo meu amigo porque vejo nele um filho de Deus que o pai ama e sentiria perder, mas que já deu o livre arbítrio e eu conhecendo sabendo sobre seu lado bom( divino)peço que o senhor o esclareça em todas as coias e que ele num caia na ilusão. Parabéns ao irmão Mórmons pelo cumprimento de seu chamado e por sua atuação na sociedade, não tenho preconceito aos Massons e nem a outras crenças de bom costume, mas vi a pouco através de um post desse amigo, um líder masson dizer que pra chegar a deus não precisavam de um intermediário. Isso referindo-se a Jesus Cristo. E dizem sobre a luz de adversário, este foi uma estrela da manhã não é mais.Boa sorte e muita luz a todos nós.

Thales Gonçalves disse...

Olá, meu nome é Thales Gonçalves e tenho muitas dúvidas tanto quanto a igreja SUD quanto a Maçonaria, mas gostaria de abordar o assunto "Maçonaria". Se maçonaria não é religião, como você disse, então eu gostaria de saber o que ela é. O que acontece na maçonaria. Vocês fazem algum tipo de pacto ou juramento? Espero resposta, abraço.

Anônimo disse...

Meu nome é Israel , sou SUD e tenho muitos amigos maçons uns que são vizinhos e outros que trabalham comigo e são homens adimiráveis e de caráter irreprensivel. Há um bom tempo venho lendo artigos e publicações sobre a maçonaria, isso porque percebí meus amigos trabalhando para me preparar para o convite. Hoje já vivo em epírito de fraternidade com meus amigos maçons mesmo não tendo sido iniciado (ainda) e participado de uma loja... Isso porque a amisade e compania deles tem me elevado. Sei que a loja tem dias certos para as reuniões e, atualmente estou na faculdade e tenho aulas todas as noites alem de trabalhar duarante do dia. Gostaria de saber caso eu fosse convidado e aceitasse o convite como eu poderia fazer parte de uma loja com esses compromissos educacionais e de trabalho. Não estou falando de falta de tempo e sim de compromissos que iriam chocar. acredito plenamente que uma pessoa pode ser mormon dedicado e maçon ao msmo tempo, mesmo porque a fidelidade em uma instituição fortalece a outra! na nossa cultura não estamos acostumados a dedicarnos a mais de uma causa... mas nos EUA por exemplo temos vários líderes da igreja e de outras denominações que se dedicam a suas religiões e a outras causas nobres como cruz vermelha, rotary etc, inclusive o Presidente Kimball foi governador regionqal do rotary clube no estado onde morava na época. Tenho lido aqui no blog muitas pessoas aconselhando a não ser marçon porque tem que se dedicar á igreja integalmente... O interesante é que um conhecido meu me fez essa advertência e eu argui o mesmo pois ele mesmo sendo dedicado exclusivamente a igreja como disse, é sócio de um clube de futebol, participa das euniões como conselheiro do clube e não falta aos jogos!! Eu prticularmente acho inconcebível que uma religião que quer tanto ser aceita e respeitada pela sociedade consiga esse feito sem interagir com a mesma! precisamos de homens de caráter da igreja interagindo com o homens de caráter da sociadade promovendo a interação que tanto se tem almejado. A escritura fala que Crescia jesus em estatura, conhecimento e em graçapara com Deus e os "HOMENS" ou seja, eara dedicado `causa de seu Pai ma era também sociável e inserido na sociedade. Como moro em Recife gostaria se possível de uma conversa aberta sobre o assunto quando você estivesse em Recife.Temos amigos em comun e sei que ficarei sabendo quando estiver por aqui. Um abraço.

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Escreveu com muita propriedade meu irmão, será um prazer encontrá-lo em julho, ocasião em que estarei em Recife.
Abraços.

Anônimo disse...

Eu Acredito Em Deus. E`Deus Nunca Nos Mandou Ir Em TEMPLOS ou IGREJAS...NAO FOI DEUS MESMO QUEM DISSE a SALOMAO QUANDO ESTE CONSTRUI o 1 TEMPLO "HABITARIA EU NAS TREVAS"...???????

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Texto e contexto, isole um dos dois, e ambos perderão o sentido.

Abraços

Anônimo disse...

quero saber mais sobre maçonaria. sou SUD e é a primeira vez q vejo algo dizendo q Joseph Smith foi maçon, ate entao nunca tinha ouvido falar sobre isso.
email: nathalia_alice16@hotmail.com

Anônimo disse...

olá...
bom, tenho estudado muito sobre maçonaria, manipulaçao de massa atraves da , mensagem subliminar, governos e outras seitas, alem de conversar com algumas pessoas que fazem parte ou conhecem alguem da maçonaria.
tudo o que leio e ouço se encaixa como um quebra-cabeças, e consegui fazer uma associação entre manipulaçao de massa e governo, por exemplo.
por tudo que estudei, cheguei a conclusao de que os governantes sao maçons, e que eles manipulam as pessoas e ditam comportamentos a serem seguidos, atraves da midia.
vi tb um jogo de cartas americano chamado "ilumminati-a nova era" ou algo assim, que mostrava todos os fenomenos que ocorreram, ainda antes de acontecer, como se os iluminattis estivessem por tras de tudo, como se as tragedias fossem de proposito (tragedias como a queda das torres gemeas e do pentagono, a criaçao da aids, os terremotos, criaçao de varios virus, manipulaçao e controle da mente,reinvençao da historia dos paises, etc...), como se as torres gemeas, por exemplo, tivessem sido derrubadas pelo proprio governo americano!!!!!! como criaram um jogo que mostra 2 cartas das torres gemeas e do pentagono, antes de acontecer as tragedias??? o que vc pensa sobre isso? se nos é mostrada "as provas", como acreditar que iluminattis e maçons são bons???
li tb sobre lobotomia e fiquei chocada. vc deve saber sobre o que estou falando...

meu email é
agathaivs@bol.com.br

ah, e eu gostaria tb de saber onde encontro aulas de ingles p fazer com os mormons...

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Aghata eu penso que você não deveria se deixar levar por tanta baboseira que ler, os teóricos da conspiração não passam de manipuladores (ele sim) que aspenas planejam ganhar dinheiro explorando este tipo de assunto.
Quanto as aulas de inglês procure uma de nossas capelas.

Anônimo disse...

A Pouco tempo atrás eu e meu irmão mais velho encontramos um relato, que é antigo da maçonaria, segundo ele é a lenda de como surgiu a maçonaria, mais se voce ler este relato voce ficara impressionado se compara-lo com a história de Joseph Smith, as histórias do livro de mórmom é uma cópia deste registro, a única diferença é os nomes que foram alterados, ou seja Joseph transformou A Maçonaria em uma religião (pois restaurou bastante coisa do templo de Salomão), Os toques que são realizados no templo da Igreja são praticamente toques realizados por maçons em determinados graus.
Falo ainda uma pequena citação de "Joseph que diz um mórmon não precisa ser maçon", afinal todos os mórmons passaram por uma iniciação no templo, a qual não e nos revelado após nos cumprimos missões ou casarmos no templo próximo a idade dos 21 anos, que a idade proferida para se tornar um maçon.
Não irei publicar este registro aqui pois levarei este arquivo para conversar com o bispo de minha igreja, e este trabalho sera apresentado pelo meu irmão entre os tios e sobrinhos.
Atenciosamente.
A. Theodoro, DM" - SUD

Anônimo disse...

Onde a Maçonaria conseguiu os sinais ?

Sr disse...

Oi eu sou SUD mas não sou da maçonaria, acredito pelos estudos que fiz, que os sinais estavam perdidos em Jerusalém, então os templários descobriram, como uns dos principais dos templários organizou a maçonaria deve ser por isso que a maçonaria conseguiu os sinais, mas posso estar enganado, pois não sei de nada sobre a maçonaria.

Ellen Nuno disse...

Meu nome é Ellen Nuno tenho 25 anos e sou SUD. Recentemente me aguçou a curiosidade de estudar sobre a Maçonaria, percebi que a instituição visa a filantropia e muitos de meus valores são compatíveis justamente por ter crescido como um membro Sud. Fiquei um pouco desapontada por saber que a fraternidade é exclusiva para homens, gostaria de conversar mais sobre o assunto se possível. Meu email é ellen.nuno@yahoo.com.br

W. Falcão disse...

Irmão, o seu livro "os Construtores de Templos" foi uma verdadeira luz para mim, não só respondeu minhas perguntas como tbm fez crescer em mim um autêntico desejo de ser aceito na fraternidade. Sou sud por toda minha vida e essas dívidas me acompanharam por vários anos, muitos dos quais eu fui averso à fraternidade. Isso agora pertence ao passado.Já preenchi meu pedido de admissão que me foi entregue recentemente pelo Venerável de uma loja aki perto de casa.Muito obrigado por tudo.

Cesóstre Guimarães de Oliveira disse...

Esta é minha maior satisfação, saber que ajudei a dissipar dúvidas. Parabenizo-o por sua escolha e por ser escolhido.

Abraços.

Anônimo disse...

Eu acho que maçonaria não se mestura com uma religião que se diz ser de Deus, Deus é isento de qualquer outra coisa que não seja apenas a Palavra dele.Por isso eu acho a Igreja dos Mormons não convincente. Os evangélicos gostam de músicas evangélicas e de tudo que se refere ao Senhor......
Não existe separação de pessoas a não ser as crianças que precisam ter um tipo de ensinamento diferenciado dentro da idade deles, é o que eu penso, Amem?

francisco de assis silva disse...

todos os pesquisadores da igreja SUD deveriam ser informados sobre todos estes questionamentos, antes do batismo, antes de fazerem os seus convênios e as suas investiduras. Me sinto enganado e iludido. Que o verdadeiro DEUS me ajude!