Translator

UMA QUESTÃO DE POUCOS GRAUS

PRESIDENTE DIETER F. UCHTDORF
Segundo Conselheiro na Primeira Presidência

"A diferença entre a felicidade e a infelicidade (…) muitas
vezes se resume a um erro — de cálculo — de poucos
graus".


Em 1979, um grande avião de passageiros com 257 pessoas a bordo partiu da Nova Zelândia para um vôo turístico para a Antártida. Sem que os pilotos soubessem, porém, alguém havia modificado as coordenadas do vôo em apenas dois graus. Esse erro colocou a aeronave 45 quilômetros a leste de onde os pilotos achavam estar. Ao se aproximarem da Antártida, os pilotos desceram para uma altitude menor a fim de que os passageiros pudessem apreciar melhor a paisagem. Embora fossem pilotos experientes, nenhum dos dois havia feito aquele vôo antes, e não havia como saber que as coordenadas incorretas os colocaram diretamente no rumo do monte Erebus, um vulcão ativo que se eleva da paisagem gelada até uma altitude de mais de 3.700 metros.
Naquele vôo, o branco da neve e do gelo que cobriam o vulcão se mesclou ao das nuvens, dando-lhes a impressão de que voavam sobre terra plana. Quando os instrumentos soaram o alarme de que o solo estava erguendo-se rapidamente em sua direção, era tarde demais. O avião se chocou contra a encosta do vulcão, matando todos a bordo.
Foi uma tragédia terrível provocada por um pequeno erro: uma questão — de cálculo — de poucos graus.1 Ao longo dos anos em que servi ao Senhor e em inúmeras entrevistas, aprendi que a diferença entre a felicidade e a infelicidade para pessoas, casamentos e famílias muitas vezes se resume a um erro — de cálculo — de poucos graus.




Obs: Para ler o discurso na integra siga o link http://www.lds.org/churchmagazines/LI_2008_05___02285_059_000.pdf

0 comentários: